Vice-governador acompanha demolição de casas em Friburgo

RIO - O vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, acompanhou o início dos trabalhos de demolição de casas em áreas de risco no bairro Alto Floresta, no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na Região Serrana. A região foi uma das mais atingidas pela enxurrada que ocorreu há duas semanas na cidade. Dezoito casas devem ser demolidas naquela localidade. - Essa área vai ser recuperada e reflorestada para evitar novas ocupações – afirmou Pezão.

Em seguida, Pezão e o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno, foram a Teresópolis vistoriar a montagem da ponte metálica, no distrito de Sebastiana, feita pelo Exército, para acesso às comunidades que ficaram isoladas devido às enchentes. A ponte é essencial para o escoamento de hortigranjeiros da área rural, através da rodovia RJ-134, que liga o distrito petropolitano de Posse à localidade de Campanha, em Teresópolis.

Além disso, moradores das localidades de Vale Alpino, Rio Preto, Gamboa, Chácara e Alegria terão novamente acesso à região central da cidade e à rodovia BR-116. A montagem deve durar uma semana.

O vice-governador anunciou também a liberação do acesso a Nova Friburgo pela RJ-116. Os técnicos acompanharam o trabalho de recuperação da estrada, que teve mais de 50% de seu leito destruídos pelas chuvas. A recuperação da estrada, disse Pezão, alavanca a retomada do desenvolvimento das cidades da região, que passaram por problemas de desabastecimento por conta dos problemas de acesso.

- Fiquei muito feliz em acordar hoje e ver que as lojas já estão voltando a abrir suas portas, mostrando que a rotina está sendo retomada pela população. O governo do estado, junto com o governo federal e as prefeituras, está trabalhando firme para reconstruir as cidades – ressaltou o vice-governador, que permanece em Nova Friburgo.