Equilíbrio dinâmico

         Muitas razões são apontadas para o descontentamento generalizado com as instituições médicas – inacessibilidade de serviços, ausência de solicitude, imperícia e negligência - mas o tema central das críticas é a crescente desproporção entre custo e eficácia. Enquanto a maioria das queixas registradas na prática médica cotidiana envolve enfermidades menos importantes e de breve duração, cuja abordagem poderia ser feita a partir da clínica geral, a medicina é cada vez mais especializada.

         Assim, a principal experiência de incontáveis profissionais envolve uma proporção menor dos problemas comuns de saúde, e esses problemas não são estudados no seio da comunidade, onde seu contexto mais amplo poderia ser avaliado. Quando os sintomas de uma enfermidade física são efetivamente suprimidos por uma intervenção médica, uma doença pode muito bem expressar-se de outro modo - como no aumento alarmante do alcoolismo, do uso de drogas, dos conflitos violentos, dos acidentes em geral, todos sintomas de uma saúde social precária.

         A saúde tem muitas dimensões, todas decorrentes de uma complexa interação entre os aspectos físicos, psicológicos e sociais da natureza humana. Em suas múltiplas facetas, ela efetivamente reflete todo o sistema social e cultural vigente. Como sociedade, somos propensos a usar o diagnóstico médico como cobertura para problemas sociais. Preferimos falar sobre a hiperatividade ou a incapacidade de aprendizagem de nossos filhos, em lugar de examinarmos a inadequação de nossas escolas; preferimos dizer que sofremos de hipertensão a mudar nosso mundo supercompetitivo dos negócios.

         A publicidade sobre procedimentos especiais, como os transplantes de órgãos, tende a nos fazer esquecer que muitos desses pacientes não teriam sido hospitalizados se medidas preventivas não tivessem sido gravemente negligenciadas. Ao invés de um sistema que favorece uma abordagem intensiva no consumo de tecnologia, precisamos de uma assistência à saúde realmente orientada para restaurar e manter o equilíbrio dinâmico de indivíduos, famílias e outros grupos sociais.

* Engenheiro