O seguro-saúde é essencial para quem viaja ao exterior para flávia, as principais vacinas prescritas para viajantes no brasil são as de febre amarela e tifoide, hepatites a e b, cólera, diarreia e tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). a orientação é que se planeje a consulta com antecedência, já que, em alguns casos, o corpo só fica realmente imune após 15 dias da vacinação.
Além disso, flávia adianta a necessidade de fazer um seguro de saúde para a viagem, mas não é só isso. é preciso informar-se sobre a estrutura de saúde que o lugar de destino oferece, e se os hospitais e emergências são conveniados.
A professora de inglês fabiana paiva passou quatro meses na flórida, estados unidos, para praticar o idioma. quando fez o pacote na agência de viagens, não achou necessário acrescentar o seguro de saúde.
– tive uma crise alérgica e fiquei muito nervosa – explica. – eu tinha tido alergia uma vez só, aqui no brasil, e fui parar no hospital. para a viagem, não levei nenhum antialérgico. então, na hora que percebi que estava em crise, fui direto para a emergência. gastei um dinheirão com a conta, e tudo que eles fizeram foi me dar um comprimido que eu poderia ter comprado na farmácia.
Mas também há aqueles mais prevenidos. a estudante anne aune foi para utah, nos estados unidos, durante um intercâmbio e conta que, antes de ir, pesquisou tudo o que podia sobre o clima da cidade – que no inverno, chega a marcar 20 graus negativos. mesmo assim, não conseguiu prever todos os riscos.
– estava preparada para o frio, mas o que mais me pegou de surpresa foi a altitude – explica. – nem imaginei que a altitude do lugar pudesse afetar a minha vida por lá. eu mal conseguia respirar.
Agora, às vésperas de ir para a irlanda para ficar durante seis meses, a estudante já visitou todos os médicos necessários e fez o dever de casa: – tenho renite alérgica, que sempre ataca quando estou em locais muito úmidos. como já sei da umidade que vou enfrentar, me precavi e fui ao otorrino.
Estou levando todos os remédios que posso precisar por lá.