Vinte e seis anos depois, o Rock in Rio chega ao fim com a sensação de dever cumprido. A versão de 2011 resgatou a magia que contagiou o primeiro festival, em 1985. Se naquela época o ineditismo era o principal combustível para a euforia e o entusiasmo, desta vez o ecletismo das atrações, a emocionante sintonia entre público e palco e a boa forma de veteranos garantiram o sucesso do festival.
Mas não foi só a música que fez do Rock in Rio 2011 um evento que vai ficar para a história. Episódios e atrações paralelos também deram o que falar.
Uma das marcas registradas deste RiR foi criada por uma embalada Christiane Torloni. Numa entrevista entre um show e outro, a atriz mostrou estar no clima do festival e mandou para a repórter. "Hoje é dia de rock, bebê!"
>> Após os sete dias de Rock in Rio, o que você achou do evento? Por quê?
>> Veja cobertura completa do Rock in Rio
Veja vídeo publicado no Youtube:
A frase e a performance durante a entrevista causaram polêmica. Tornoli chegou a evitar dar mais entrevistas, mas também recebeu apoio, como o da atriz Ingrid Guimarães.
No palco, discursos políticos também deixaram a sua marca. Dinho, do Capital Inicial, e Tico Santa Cruz, dos Detonautas, puxaram o coro contra a corrupção em Brasília, ganhando rapidamente a adesão do público.
Para quem estava mais a fim de brincadeira, também havia opções. A roda gigante e a tirolesa formaram filas enormes e conquistaram até os artistas: Janelle Monáe foi uma das que deixaram o palco e foram curtir nas alturas, a 24 metros do chão.
Como nem tudo é alegria, engarrafamentos quilométricos, mau funcionamento do sistema de transporte - especialmente nos primeiros dias - longas filas nos setores de alimentação e assaltos dentro da Cidade do Rock também deram conta de tirar o humor de boa parte do público.
Mas nada como um Stevie Wonder em grande forma, o encantamento de Joss Stone, os clássicos de Elton John, a apoteose do Coldplay, o balanço de Shakira e Ivete Sangalo, o rock pesado do Metallica, a força do Red Hot Chili Peppers e a ousadia de Katy Perry para que todo o baixo astral fosse para o espaço.
>> Festival de extremos, solidez de veteranos salva Rock in Rio
A contarem regressiva para o próximo Rock in Rio, em 2013, já começou. A má notícia é que haverá menos 15 mil ingressos por dia - de 100 mil, o limite passou para 85 mil. A boa notícia é que a redução do público é justamente para que seja possível proporcionar mais conforto e oferecer mais atrações, além da roda gigante e da tirolesa deste ano.
>> Quem você gostaria de ver no Rock in Rio 2013?
Para quem foi e curtiu, para quem não foi e se arrependeu, o recado é um só: vai reservando seu ingresso, bebê!