ASSINE
search button

Membros do governo argentino vem ao Rio conhecer o projeto das UPPs

Compartilhar

Integrante do grupo executivo para a reestruturação da atividade de polícia cidadã de Buenos Aires, a antropóloga argentina Sabina Frederic, professora-pesquisadora da Universidade Nacional de Quilmes, esteve no Rio de Janeiro esta semana para conhecer de perto o programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). 

Representando o Ministério de Segurança da Argentina, ela visitou na última quarta-feira (19) a UPP da Cidade de Deus, uma comunidade que tem semelhança com as favelas portenhas, por estar instalada numa área plana. A visita vai resultar em um relatório para subsidiar estudos sobre a implantação do modelo brasileiro na Argentina. 

- Oferecemos informações sobre o planejamento das UPPs e as fases de implantação do projeto. Ainda temos muito a fazer, mas podemos dizer que, com as unidades, milhares de pessoas voltaram a dormir em paz. Elas significam o início do fim das ilhas de violência que marcaram a realidade do Rio de Janeiro por décadas - disse o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. 

Para Beltrame, a aproximação do governo argentino demonstra o interesse internacional nos benefícios que as unidades têm trazido para o processo de pacificação do Rio.

O comandante da UPP da Cidade de Deus, major Felipe Romeu, contou que a antropóloga perguntou sobre os projetos sociais desenvolvidos e conheceu o Centro de Referência da Juventude, onde são oferecidos cursos de capacitação profissional para os moradores da Cidade de Deus.

- Sabina ficou impressionada ao ver a integração entre policiais e moradores - acrescentou.

Além da Cidade de Deus, Sabine visitou o Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, onde conversou com moradores, policiais e com o comandante da UPP, capitão Leonardo Nogueira. A antropóloga também esteve na comunidade do morro Santa Marta, onde foi instalada a primeira UPP do estado. 

- Houve uma surpresa positiva com o trabalho desenvolvido pelos policiais. Ela conheceu toda a estrutura de funcionamento da UPP e também falou muito sobre o perfil das comunidades de Buenos Aires. Disse que o modelo das UPPs é um ótimo exemplo para a redução da violência em áreas urbanas - ressaltou o capitão Nogueira.