ASSINE
search button

"Vi corpos voarem", diz testemunha de explosão no Centro do Rio

Compartilhar

O paisagista Jorge de Assis Rodrigues, uma das testemunhas da explosão que destruiu um edifício na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, na manhã desta quinta-feira, afirmou que o corpo de uma das vítimas foi arremessado a uma distância de cerca de 100 metros. Rodrigues iria se encontrar com o gerente do restaurante onde ocorreu o incidente, mas decidiu tomar um café em um estabelecimento próximo momentos antes da tragédia. Ele trabalharia na reforma do local.

"As portas voaram e as vítimas gritavam enquanto seus corpos eram jogados para fora do prédio. Uma delas chegou a parar do outro lado da rua. Foi horrível, parecia que eu estava vendo um filme. Fui salvo por um cafezinho", disse.

O operário Estevão Lima, 31 anos, morador da Baixada Fluminense, passava pela região no momento da explosão. Trêmulo, ele percorreu as redondezas e fotografou alguns dos cadáveres ainda na rua. "O que mais me chocou foi o de um japonês. Os "miolos" saíram para fora. Era muito triste", contou.

O secretário de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Sérgio Simões, afirmou que o edifício ainda corre o risco de desabar. Segundo ele, a prioridade no momento é remover os escombros e procurar por possíveis corpos no local. Simões acredita que a tragédia oi causada por um vazamento de gás. Muitas testemunhas relataram ter sentido um forte momentos antes da explosão. O laudo deve ficar pronto em até 72 horas.

No momento, as informações indicam que três pessoas morreram - Severino Antônio, chefe de cozinha do restaurante Filé Carioca, outro funcionário conhecido como Josimar e Mateus Macedo, também empregado  do estabelecimento - e 17 ficaram feridas, sendo quatro delas em estado grave. Dois homens estão no Hospital Souza Aguiar, um com traumatismo abdominal e outro com traumatismo craniano. Uma mulher, também com traumatismo craniano, está sendo submetida a uma cirurgia no Hospital Miguel Couto.

Pânico no Centro do Rio

Uma forte explosão destruiu a fachada do edifício Riqueza e uma banca de jornais, próximo ao Hotel Fórmula Um, na Rua do Ouvidor, número 9,  por volta das 7h30 desta quinta-feira. Pelo menos sete andares do edifício foram atingidas. Bombeiros e Policiais Militares estão no local, que está isolado.

O prédio é comercial e residencial. No térreo, funcionava o restaurante Filé Carioca, possível local de origem da explosão. Uma idosa foi retirada do sexto andar pelos bombeiros, que permanecem no local procurando mais vítimas. 

Já foi descartada a hipótese de explosão em bueiro. Os bombeiros fazem varredura para identificar a causa do acidente.  Os corpos dos mortos estão sendo levados agora pelo Corpo de Bombeiros. Todos eram empregados do restaurante. 

Um funcionário do restaurante Filé Carioca disse, em entrevista á rádio CBN, que no local havia seis cilindros de gás.