ASSINE
search button

Relatório revela que bonde acidentado foi 13 vezes para manutenção em agosto

Compartilhar

Relatório distribuído pela companhia que a administra os bondes de Santa Teresa mostra que o bonde que sofreu um acidente no último sábado esteve 13 vezes na manutenção em agosto, sendo cinco delas para consertar o freio. 

No dia 21, o bonde deixou de sair por problemas no freio, e só voltou a operar no dia 25, com a substituição da sapata, uma peça que trava a roda.

A companhia informou ainda que possui sete bondes antigos e outros sete reformados. Dos antigos, de acordo com a companhia, apenas um estaria em condições de circular. Dos que passaram por reforma, apenas dois. A companhia informou que os outros 11 bondes precisam de algum tipo de reparo ou de reforma completa.

MP-RJ instaura inquérito para apurar acidente 

Ontem, o Ministério Público do Rio de Janeiro instaurou inquérito civil para apurar as circunstâncias do acidente envolvendo o bondinho de Santa Teresa, no último sábado, que resultou na morte de cinco pessoas e deixou outras 57 feridas.  O inquérito, segundo informações do MP-RJ, busca apurar as reais condições de operação, manutenção, conservação e uso do bonde acidentado e foi assinado pelos promotores de Justiça Carlos Andresano Moreira e Pedro Rubim Borges Fortes. 

A instauração do inquérito tem por base a garantia de direitos básicos do consumidor como a prestação adequada e eficaz dos serviços públicos; a vedação ao prestador de serviços da colocação no mercado de consumo um serviço que represente risco à saúde e à segurança do consumidor; devendo responder à investigação os órgãos públicos em si, ou por meio de suas concessionárias. O MP oficiou a empresa pública Central, a Secretaria Estadual de Transportes, a Agetransp, o Crea, e demais órgãos envolvidos na apuração dos fatos.