O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro realizou uma manifestação na manhã desta quinta-feira em frente à Câmara Municipal, na praça Floriano, para marcar a passagem do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. O evento começou por volta das 10h e terminou duas horas depois. Uma cruz feita com tecido preto e uma centena de bonecos enfaixados foram colocados na escadaria do prédio para retratar a situação dos trabalhadores.
De acordo com o sindicato, só no Brasil, mais de 7,5 mil bancários sofreram algum acidente ou desenvolveram alguma patologia por causa do trabalho em 2009, a maioria por esforços repetitivos ou estresse.
Segundo o último anuário estatístico da Previdência Social, em 2009 quase 2,5 mil pessoas morreram por algum acidente de trabalho no Brasil e mais de 13 mil trabalhadores ficaram incapacitados.
Outros sindicatos e a Central Única dos Trabalhadores (Cut) do Rio de Janeiro também participaram da manifestação.
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho foi criado nos Estados Unidos e no Canadá em 1989 e a Organização Mundial do Trabalho aderiu à iniciativa em 2001. No Brasil, a data foi reconhecida oficialmente em 2005.