ASSINE
search button

Salva-vidas acusam comando dos bombeiros de perseguição

Compartilhar

Depois da manifestação na orla de Copacabana, no último domingo, para reivindicar melhorias salariais ao governador Sérgio Cabral, muitos guarda vidas receberam um memorando que, segundo eles, foi enviado a pedido do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ).

O documento pede que aqueles que tiverem participado da manifestação na orla se identifiquem assinando o documento. O mesmo seria enviado à cúpula da corporação.

O Jornal do Brasil foi procurado por um grupo de bombeiros lotado no 2º Grupamento Marítimo, na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), que acusa o alto comando dos Bombeiros de perseguição aos que se organizam para reclamar melhorias durante o governo de Sérgio Cabral.

"Temos o direito de nos manifestar contra aquilo que não vemos como justo dentro do nosso trabalho. Somos trabalhadores e queremos ter no mínimo um salário digno", reclamou um deles, sem querer se identificar por temer represálias.

Seu colega de profissão, um outro cabo que é bombeiros há 12 anos, alega que apenas os bombeiros que estavam de folga receberam o documento. "Pediram que quem foi à manifestação na orla assinasse o documento que vai seguir para o Comando Geral. Eu tenho a impressão de que eles sabem quem participou", contou.

O Comando Geral foi procurado pelo JB no fim da manhã para informar se foi o responsável por emitir o documento, mas até as 20h desta terça-feira (19) não havia se pronunciado sobre as acusações dos militares.

Novo ato 

Uma nova passeata está sendo programada para esta quarta-feira (20), às 13h. Um grupo deve seguir do Largo do Machado (Zona Sul do Rio) rumo ao Palácio Guanabara para tentar falar com o governador Sérgio Cabral. Na pauta de reivindicações está a diminuição de parcelas de um aumento concedido no início do ano.