Governo do Estado inaugura viaduto ferroviário em Japeri

 

Quem mora em Japeri e depende do transporte ferroviário para chegar à capital, teve uma boa notícia na manhã desta segunda-feira (04). O Governador em exercício Luiz Fernando Pezão e secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, inauguraram um viaduto de 1,5 km, entre as estações Japeri e Paracambi, que extingue o cruzamento em nível entre os trilhos de carga da MRS e os passageiros da Supervia.

No trecho, circulam diariamente 70 de trens da MRS e 60 da Supervia. O investimento de R$15 milhões, custeados pela MRS, garante a economia de até 15 minutos para cada viagem, tanto de carga, quanto de passageiros. Segundo Pezão, a construção do viaduto faz parte do leque de projetos em andamento, que fazem parte da revitalização do setor ferroviário no estado do Rio de Janeiro.

"Sou grande entusiasta do transporte sobre trilhos. Este viaduto é mais uma conquista para a economia do estado, assim como para a população que depende deste equipamento – disse o Governador em exercício, que lembrou de outros projetos de transportes, em pleno desenvolvimento do Rio – O Arco Metropolitano, que estará em operação ainda este ano também será vital para a reorganização do fluxo de cargas na Região Metropolitana, da mesma forma que a grande ferrovia EF354, que estamos trabalhando para tornar realidade.

O secretário Julio Lopes ressaltou a importância da participação das duas empresas privadas no processo de construção do viaduto, e lembrou que o Estado, pela primeira vez está desenvolvendo um grande Plano de Logística e Carga (PELC), que vai mapear e eliminar os gargalos logísticos do Rio.

- Este mais um resultado de sucesso de parceria entre o Governo e a iniciativa privada. A MRS é uma empresa jovem, que ao longo de seus 15 anos vem rendendo grandes frutos para a economia e o desenvolvimento do estado. Assim como esta solução viária que estamos implantando hoje, em Japeri, o PELC vai identificar diversas outras necessidades logísticas. O programa é de suma importância para o fluxo de cargas nos próximos 30 anos – explica o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

O evento contou ainda com as presenças dos prefeitos de Japeri, Timor, e de Paracambi, Tarcísio Pessoa; do presidente da MRS Logística, Eduardo Parente; do presidente da SuperVia, Carlos José da Cunha; além do subsecretário de Transportes, Delmo Pinho.