Chefe de Polícia se encontra com Procurador Geral de Justiça

Reunião foi na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

A chefe de Polícia, Martha Rocha, reuniu-se, nesta quinta-feira (03/03), com o Procurador Geral de Justiça Cláudio Lopes, na sede no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O encontro teve como objetivo estreitar relações e iniciar parcerias entre as duas instituições, em torno de assuntos como a extinção de carceragens nas delegacias, conclusão de inquéritos antigos, fiscalizações e modernizações de processos.

O MP pediu o auxílio da chefe de Polícia no levantamento de inquéritos em delegacias do interior, para cumprir a meta estabelecida pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) de finalizar os inquéritos não concluídos referentes a homicídios que datam até 2007. O aparelhamento de delegacias ainda não legais também foi discutido.

“Polícia Civil e MP têm foco na defesa da sociedade. Queremos compartilhar este ideal em parceria, estabelecendo boas práticas”, afirmou Martha Rocha, que lembrou que a partir do próximo dia 15 as delegacias não poderão mais abrigar presos provisórios. A chefe de Polícia reafirmou a meta do Governo Estadual de extinguir as carceragens nas delegacias em um prazo de até 18 meses.

O Procurador Geral da Justiça falou da importância do encontro para as duas instituições. “É preciso entrosamento entre as instituições. Isso reflete em resultados no combate ao crime e no cumprimento da Justiça. Pela experiência e pelo perfil da Martha Rocha na Polícia Civil, tenho certeza de que ele terá um excelente desempenho na pasta”, afirmou Cláudio Lopes.

Estavam presentes também o chefe de Gabinete, Luis Zettermann, e o subchefe administrativo, Sérgio Caldas.