PM estuda mudança de uniforme do Bope para operações diurnas

Tecido com tecnologia de camuflagem digitalizada é semelhante à dos fuzileiros navais americanos

RIO - Um novo uniforme está em estudo para ser usado pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) em ações policiais diurnas em áreas de risco. A vestimenta também será adotada pelas demais unidades especiais da Polícia Militar.

Similar ao uniforme dos fuzileiros navais americanos, a sugestão – baseada no projeto final do subcomandante do Bope, tenente-coronel Fábio Souza, para o Curso Superior de Polícia – apresenta características como menor absorção e retenção de calor, além de uma padronagem digitalizada que dificulta a interface com o olho humano.

A Comissão de Uniformes da Polícia Militar analisa a proposta no momento. – O uniforme sugerido tem algumas qualidades importantes, como a mimetização do ambiente e a questão do calor. A cor preta absorve a luz solar, não refletindo os raios, e com isso há retenção de calor. Em meu trabalho, destaco que o uniforme preto do Bope acaba causando desidratação. Este fator, conjugado aos cerca de 25 quilos de equipamentos transportados, piora a situação. Já a camuflagem digitalizada produz uma espécie de disfarce, de ilusão de ótica. Portanto, a intenção do estudo é indicar a alteração do uniforme para operações diurnas. O uniforme preto continuaria sendo usado em operações noturnas – explicou Souza.

O tecido sugerido para ser utilizado pelo Bope em operações diurnas em áreas de risco é composto por 50% de algodão e 50% de poliamida. O material já é usado em uniformes das tropas americanas no Iraque e no Afeganistão. – Ele dura duas vezes mais, é mais confortável, é retardador de chamas, em caso de incêndio, e seca mais rápido, se comparado a tecidos puros de algodão ou compostos de algodão e poliéster.

 

Três versões foram testadas

Segundo o tenente-coronel Fábio Souza, componentes do Grupo de Atiradores de Precisão do Bope participaram de teste na comunidade Tavares Bastos, em Laranjeiras, para verificar três tipos de uniformes. A simulação indicou o camuflado digitalizado como o de melhor resultado operacional.