Especialistas em integração urbana visitam centrais de transportes do Rio

RIO - O Secretário Estadual de Transportes, Sebastião Rodrigues, apresentou as instalações dos Centros de Operações das concessionárias Supervia, Metrô Rio e Barcas S/A a dois representantes do Instituto de Transporte e da Política de Desenvolvimento, o ITPD. Os engenheiros ingleses Oren Tatcher e Jonas Hagen, especialistas em projetos de integração de transportes, falaram sobre a importância do desenvolvimento de um sistema que inclua e integre todos os meios de transportes.

Oren Tatcher apresentou algumas sugestões que poderiam contribuir para a estrutura de tráfego de pedestres. Segundo o especialista, as integrações podem se tornar sensações agradáveis se forem desenvolvidas dentro de um determinado período, e se o espaço for dotado de algum nível de conforto, como escadas rolantes, esteiras móveis, ar condicionado.

O Instituto, que já possui projetos em cerca de 15 países, busca soluções também para questões como a preservação do meio ambiente. A preocupação com a substituição de automóveis por transportes de massa é uma das pautas de debate da instituição. Segundo Oren, é preciso que os investimentos em transportes públicos continuem acontecendo, para que os carros deixem de se tornar a opção mais confortável.

– Se continuar nesse passo, em pouco tempo ocorrerá uma explosão no tráfego. Preciso dar sequência ao desejo coletivo de construir mecanismos de transportes públicos para toda a sociedade, e não só para as classes D e C. Se você pensar em construir um transporte público para todas as escalas sociais, teremos qualidade de vida para todos. Mais conforto, segurança e agilidade nas viagens urbanas – explicou o especialista.