PM do Rio apresenta novo helicóptero blindado, o 'caveirão do ar'

RIO - A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apresentou nesta sexta-feira, no Grupamento Marítimo de Niterói, o helicóptero blindado modelo Huey Two, de fabricação americana. O novo equipamento tem capacidade para transportar dois pilotos e até 13 tripulantes.

Segundo o subcomandante do GAM, tenente-coronel Miguel Francisco Ramos, o helicóptero vai auxiliar nas operações policiais em áreas de conflito, além de também ser utilizado em resgates.

A blindagem do Huey, o mais moderno helicóptero em operação no país, suporta até tiros de fuzil, garantindo a segurança da população em áreas de conflito.

O modelo é parecido com o utilizado atualmente pela Polícia Civil, mas sofreu algumas alterações a pedido da PM. O helicóptero - batizado de 'caveirão do ar' - custou R$ 6,9 milhões. O aparelho foi pintado de Natu Green, uma tonalidade esverdeada à primeira vista, mas que se altera dependendo do ângulo. A cor é uma espécie de camuflagem que se adapta ao ambiente e torna difícil a identificação do veículo.

Outras novidades do helicóptero blindado são equipamentos que permitem operações noturnas.