RIO - A Prefeitura do Rio fechou esta madrugada, sem qualquer aviso prévio, o Terminal Misericórdia, nas proximidades da Praça XV, no Centro do Rio. A medida foi determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, que quer construir uma praça no local.
- A desativação do terminal foi um antigo pedido meu ao prefeito Eduardo Paes. Ele prometeu fechar o local ainda durante o meu mandato na presidência do TJ, que termina nesta sexta-feira. O local será arborizado e revitalizado - disse Zveiter.
Cerca de 50 mil usuários do terminal serão prejudicados com o fechamento. Esta manhã, alguns passageiros de ônibus que fazem ponto final no local ficaram revoltados com a falta de informação e promoveram um pequeno tumulto, logo controlado por guardas municipais e policiais militares.
O Terminal Misericórdia foi cercado com tapumes. Os coletivos que faziam ponto final no terminal passaram a ser circulares, sendo impedidos de parar. Agora, os veículos fazem apenas o retorno no local.
O fechamento do terminal aconteceu por volta das 5h desta quinta-feira, quando agentes de segurança e PMs pegaram de surpresa os rodoviários e usuários dos ônibus. Um tumulto maior deve ocorrer ainda esta tarde, quando milhares de pessoas embarcam com destino à Zona Oeste e para municípios do Grande Rio.