Defesa Civil do Rio inicia treinamento de 1.200 líderes comunitários

Eles atuarão em situações de emergência, como chuvas, alagamentos e riscos de deslizamentos

RIO - A Defesa Civil Municipal inicia nesta terça-feira o treinamento de mais 1.200 agentes de Defesa Civil, que farão parte do sistema de alerta já em funcionamento nas comunidades da cidade. Eles atuarão nas primeiras ações em situações de emergência, como chuvas, alagamentos e riscos de deslizamentos.

Este grupo é formado principalmente por lideranças comunitárias e se juntará aos 1.800 agentes de saúde do Programa de Saúde da Família treinados no ano passado. No total, são três mil agentes capacitados em todas as 117 comunidades identificadas em mapeamento de risco elaborado pela Geo-Rio.

Os profissionais integram o sistema de alerta comunitário, que conta com um meio de comunicação integrado, utilizando aparelhos celulares cedidos pela Prefeitura para a troca de mensagens.

Os telefones receberão SMS (torpedos) com alertas em caso de ocorrências de chuvas e permitirão a comunicação ágil entre todos os integrantes para que os moradores daquela área sejam conduzidos a pontos de apoio próximos.