Crianças do Alemão escrevem frases para cabines de teleférico

RIO - As crianças moradoras do complexo do Alemão, recentemente ocupado pela polícia após ataques violentos no Rio de Janeiro, poderão falar sobre as mudanças que estão acontecendo na região. Durante evento com atividades recreativas na comunidade, no sábado, a Secretaria de Estado da Casa Civil realizará um concurso premiando as 152 melhores frases sobre o assunto.

O Escritório de Gerenciamento de Projetos da secretaria selecionará as sentenças escritas por alunos das 13 escolas locais para envelopar as cabines do Teleférico do Alemão, instalado para transportar passageiros no trajeto entre a Fazendinha e o ponto de integração com a estação de trem de Bonsucesso, a partir de março de 2011.

As estimativas são de que a viagem levará 19 minutos, diminuindo o tempo de uma hora que os moradores demorariam para chegar normalmente. Cada cabine tem capacidade para 10 pessoas. Ao todo, o teleférico deverá transportar cerca de 30 mil pessoas por dia. Serão seis estações: Adeus, Baiana, Alemão, Alvorada, Palmeiras e Bonsucesso.

Segundo nota à imprensa da secretaria, a Estação do Morro do Adeus terá área de lazer com campo de futebol, sala de leitura e lojas. Na Alvorada e no Morro do Alemão, serão construídos centros comerciais e um núcleo de apoio jurídico para atender os moradores. Já na das Palmeiras, haverá teatro, biblioteca, videoteca e acesso à internet sem fio, além de banheiros e fraldário.