ASSINE
search button

Trabalhadores do PAC teriam construído túneis no Alemão a mando de traficantes

Compartilhar

RIO - Trabalhadores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram obrigados por traficantes a construir túneis para fuga no complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. A denúncia partiu de um morador da comunidade, que não quis se identificar. Ele também afirmou que os criminosos já previam a invasão das forças de segurança e mandaram construir esses túneis para fugir.

O coordenador de Comunicação Social da Polícia Militar, coronel Lima Castro, confirmou que o Bope está checando estas informações.

A Secretaria de Estado de Obras divulgou nota nesta segunda-feira a respeito da denúncia. De acordo com o órgão, as obras "seguem rigorosamente os projetos aprovados pela Caixa Econômica Federal" e as galerias foram construídas em extensão e diâmetro "compatíveis com o escoamento do grande volume de águas pluviais e esgoto da comunidade".

Veja a nota: 

"A Secretaria estadual de Obras e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) esclarecem que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em curso nos complexos do Alemão, Manguinhos e Rocinha seguem rigorosamente os projetos aprovados pela Caixa Econômica Federal. Para os recursos serem liberados pelo governo federal e as obras seguirem seu cronograma, as intervenções, contidas nos projetos, são sistematicamente fiscalizadas e medidas, e não podem ser alteradas.

Cabe também ressaltar que as galerias, no Complexo do Alemão, foram construídas em extensão e diâmetro - baseados em projetos previamente aprovados - compatíveis com o escoamento do grande volume de águas pluviais e esgoto da comunidade, que abriga centenas de milhares de pessoas, em locais de grande aclividade."

UPP no Alemão

Nesta manhã, o governador Sérgio Cabral anunciou que as Forças Armadas e as polícias do Rio vão continuar ocupando o Alemão até a instalação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade, o que deve acontecer no primeiro semestre de 2011.

Durante a abertura do Fórum sobre Infraestrutura da Olimpíada Rio 2016, em Copacabana, Cabral disse que o Alemão e a Vila Cruzeiro devem ter UPPs "nos primeiros seis ou sete meses" do próximo ano.

''Amanhã será instalada a UPP do Morro dos Macacos. Iremos, em seguida, para as comunidaes da região do Lins de Vasconcelos, como Morro São João, Morro Quieto e outros próximos. Todos eles serão as próximas a serem ocupadas pelo Bope e, em seguida, instalando a UPP. A cronologia e estratégia permanecem as mesmas", disse o governador.