ASSINE
search button

São Conrado já tem canteiro de obras da Linha 4 do metrô

Compartilhar

      RIO - Uma novidade no caminho dos moradores de São Conrado e da Rocinha. A placa de identificação do canteiro de obras na Estrada da Gávea, na altura do supermercado Sendas, sinaliza que, em breve, dali será possível embarcar no metrô e seguir para o Centro, Zona Sul ou Zona Oeste da cidade com muito mais facilidade, comodidade e rapidez. O início das obras da Linha 4 a partir de São Conrado em direção à Barra da Tijuca está previsto para o ano que vem, mas os preparativos para o começo das escavações do túnel, próximo à Rocinha, já começaram.

A Secretaria de Transportes e o Consórcio Construtor Rio-Barra já enviaram cerca de 70 cartas a residências e estabelecimentos comerciais informando sobre o início das sondagens do terreno e sobre a necessidade de vistoria nos imóveis vizinhos à obra. Nos próximos meses, equipes técnicas de engenharia vão inspecionar essas construções para garantir a integridade delas durante todo o período de abertura do túnel.

- Pelo lado da Barra, o túnel de serviço está progredindo bem. Em menos de dois meses já avançamos 100 metros na rocha. Em breve, teremos duas frentes de obra, para agilizar a construção da Linha 4. Estamos tomando todos os cuidados necessários para provocar o menor impacto possível na rotina das pessoas que vivem ou circulam próximo à obra – comenta o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues.

Na frente de obras na pedra do Focinho do Cavalo, em frente às pontes sobre o Canal da Barra, mais de 200 funcionários trabalham em três turnos na detonação da rocha e retirada das pedras. Por dia, estão sendo feitas duas explosões. E, a partir do mês que vem, esse número pode aumentar, dando mais velocidade à obra, que avança mais de dois metros e meio diariamente.

Quem passa pela Av. Armando Lombardi também já pode observar as placas de metal que estão sendo instaladas no canteiro central, em frente ao shopping Barra Point. No local, será construída a primeira estação de metrô da Barra, transformando um antigo sonho em realidade.