Mulheres do Pavão-Pavãozinho fazem mamografia gratuita no Forte de Copacabana

Mulheres da comunidade Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul carioca, estão realizando mamografias no Forte de Copacabana até sexta-feira (22/10). A ação de prevenção é uma parceria entre a Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, o Sistema Firjan e o Hospital de Câncer de Barretos (SP) – Fundação Pio XII. Realizado em um caminhão doado pela cantora baiana Ivete Sangalo, o exame está sendo conduzido por profissionais do Hospital de Câncer de Barretos.

- A cantora Ivete Sangalo é uma das madrinhas da Corrida pela Cura, que será realizada neste domingo. O evento é uma criação da Organização Não- Governamental Fundação Susan Komen for the Cure. Ivete aceitou nosso convite e solicitou a participação do Hospital de Barretos. Eles trouxeram o caminhão para o Rio para funcionar durante a corrida, então aproveitamos a oportunidade. A Firjan entrou nesta parceria, e, a partir daí, decidimos fazer este trabalho preventivo com os moradores do Pavão-Pavãozinho – explica a presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, Carla Ismael.

A distribuição dos resultados dos exames médicos será feita no Espaço Comunitário de Saúde do Sesi-RJ, localizado no Pavão-Pavãozinho. O ambulatório, inaugurado no mês de setembro, oferece atendimento ginecológico, clínica médica, endocrinologia e odontologia. Os exames ficam prontos em até 30 dias.

- A incidência de câncer de mama vem aumentando. Além do trabalho de prevenção nas comunidades carentes realizamos a mamografia nas trabalhadoras da indústria têxtil – ressalta o diretor de Saúde do Sistema Firjan, Sérgio Bastos.

Outubro Rosa

A ação de prevenção realizada no Forte de Copacabana faz parte de uma proposta maior de conscientização, cujo carro-chefe é o evento Corrida pela Cura, que será realizado neste domingo (24/10), nas orlas do Leblon, Ipanema e Copacabana.

O dinheiro arrecadado com as inscrições para a corrida de 6 km será revertido para projetos de prevenção do câncer de mama no estado do Rio de Janeiro.

Promovida pela Fundação Susan Komen for the Cure, a Corrida pela Cura já mobilizou cerca de 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, arrecadando mais de 1,5 bilhão de dólares.

Poderosas

Mulheres que combateram o câncer ou estão passando por tratamento participarão de uma caminhada, também no domingo. Para elas haverá uma área especial, com acesso exclusivo e café da manhã. Chamadas de ‘poderosas’, elas ganharão um boné rosa.

Seminário

Entre os dias 20 e 22 de outubro, a Sociedade Franco Brasileira de Oncologia também realiza o VI Congresso Franco Brasileiro de Oncologia. O evento científico vai reunir palestrantes internacionais e nacionais. O congresso acontece no Hotel Sofitel, na Av. Atlântica, 4240, em Copacabana.

A mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres com mais de 40 anos.