Explosão do Túnel da Grota Funda acontecerá nesta quarta-feira

JB Online

RIO DE JANEIRO - O prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, darão início à explosão para abertura do túnel da Grota Funda, a mais importante etapa da implantação da Transoeste.

As obras do corredor expresso de BRT (Bus Rapid Transit) que ligará a Barra da Tijuca a Santa Cruz, orçadas em R$ 692 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que preparará a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Composto por duas galerias de 1.100 metros, o túnel inicia na Estrada do Pontal e segue até o Canal do Rio Portinho, em Guaratiba. A explosão do maciço começará pelo emboque do túnel situado no Recreio dos Bandeirantes. Esta primeira explosão consumirá 25 quilos de dinamite. São previstos dois a três avanços por dia, cada um consumindo 450 quilos de explosivo. A estimativa é de que sejam utilizadas cerca de 400 toneladas na perfuração. Durante todo processo de abertura do túnel, a Serra da Grota Funda continuará aberta ao tráfego.

Atualmente, o trajeto Santa Cruz Barra da Tijuca tem aproximadamente 50 km de extensão, que, de ônibus, são percorridos, em média, em uma hora e 40 minutos. Nos horários de pico, a viagem pode levar até duas horas e 30 minutos. Com a construção da Transoeste, o tempo de viagem cairá para menos de uma hora: quase metade do tempo médio gasto hoje e 150% mais rápido do que na hora do rush.