Prefeitura inaugura sexta Clínica da Família na Zona Oeste

JB Online

RIO - O prefeito Eduardo Paes inaugurou a terceira Clínica da Família no bairro de Paciência, um dos mais carentes da cidade, e a sexta na Zona Oeste. Junto com Sepetiba e Santa Cruz, Paciência faz parte da AP 5.3, região onde 89% dos moradores dependem do serviço público de saúde.

A nova unidade, batizada de Helande de Mello Gonçalves, vai beneficiar mais de 12 mil moradores e contará com três equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) e duas de Saúde Bucal. As obras foram executadas pela RioUrbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, e o investimento foi de R$ 2,4 milhões. Na Zona Oeste, há clínicas da família em Realengo, Sepetiba e Santa Cruz (duas).

Durante a inauguração do espaço, o prefeito Eduardo Paes falou da importância do Programa Saúde Presente, do qual as clínicas da família fazem parte, que busca dar um atendimento personalizado aos pacientes.

- O Rio não tem problema de hospital, tem até muitas unidades, mas ficam lotados porque as pessoas vão para lá por qualquer motivo. Com essas unidades de saúde que a Prefeitura está implantando, ninguém mais vai sofrer, porque essa clínica é a da "não doença". Aqui, as pessoas terão o atendimento básico de saúde e um acompanhamento individualizado e personalizado. E só em caso de emergência deverão procurar as UPAs e, nos casos mais graves, os hospitais - explicou o prefeito.