JB Online
RIO - Criado no dia 22 de maio de 1969, com 3,7 hectares, ou quase 4 campos de futebol do tamanho do Maracanã, o Parque da Chacrinha, em Copacabana, administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realiza uma série de atividades para comemorar a data.
A festa, no entanto, nesta quinta-feira, dia 29 de maio, vai até o meio-dia, com oficinas de aproveitamento e jardinagem, caminhada orientada pela trilha circular, Projeto Mel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), plantio de árvores e outras atividades, com a participação do Centro de Educação Ambiental da SMAC. Haverá uma cerimônia para marcar a doação de uma gravura do pintor alemão Johann Moritz Rugendas, retratando o parque da Chacrinha, que, através de convênio entre a Prefeitura do Rio e o Governo do Estado, é administrado pela SMAC por meio de um termo de cessão de uso, assinado em janeiro de 2007.
A obra será doada por Ibá dos Santos, um dos gestores do parque. Rugendas, como o artista assinava seus trabalhos, esteve no Brasil entre 1822 e 1825, retratando povo e costumes do país. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente também fará o plantio de 20 mudas de árvores como ipê-rosa, pau-brasil, mamão-do-mato, jacarandá e anda-açu, entre outras. O endereço do Parque da Chacrinha é Rua Guimarães Natal, s/n, em Copacabana. A unidade pode ser visitada de terça a domingo, das 8 às 17 horas.