JB Online
RIO - A Universidade Veiga de Almeida promove nesta quinta-feira, às 19h30, uma mesa redonda sobre a implantação do PAC nas comunidades de baixa renda da Rocinha, Manguinhos e Complexo do Alemão. Participam do encontro o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, o reitor da UVA, Mario Veiga de Almeida Júnior, o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), Ícaro Moreno, e os arquitetos que projetaram as casas populares em construção, Jorge Juareg e José Carlos Toledo.
O objetivo do encontro é esclarecer as principais dúvidas da sociedade sobre o programa e discutir como a engenharia e a arquitetura podem ser socialmente responsáveis, contribuindo para a redução das desigualdades sociais.
A estimativa é que as obras do PAC nas comunidades da Rocinha, Maguinhos e Complexo do Alemão beneficiem aproximadamente 160 mil famílias, incluindo os serviços de saneamento, moradias e equipamentos sociais.
Os alunos dos cursos de Engenharia da UVA também farão visitas técnicas às comunidades para acompanhar o desenvolvimento das obras.