Estado cede Parque Peter Pan à Prefeitura do Rio

JB Online

RIO - O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, acertaram na noite desta segunda-feira com o prefeito do Rio, Cesar Maia, a cessão do Parque Peter Pan, em Copacabana, Zona Sul da cidade, pelos próximos 10 anos ao município.

De acordo com a decisão, segundo a assessoria de imprensa do governo do Estado do Rio, a prefeitura ficará responsável pela instalação e manutenção de novos equipamentos para o parque e pela presença permanente da Guarda Municipal no local.

Nesta terça-feira, o Diário Oficial do Município do Rio publica o tombamento provisório do Parque Peter Pan, que fica na esquina das ruas Francisco Sá e Raul Pompéia. Fica preservada, também, a edificação onde funciona a Escola Municipal Penedo e o Colégio Estadual Eça de Queirós, ali instalada.

A Escola Municipal Penedo foi inaugurada em 1963 pelo então governador Carlos Lacerda. Com padrões arquitetônicos modernistas - como os pilotis no pavimento de acesso e o plano de cobogós -, a edificação integra-se perfeitamente ao Parque.

Esta área foi utilizada como estação elevatória de esgotamento sanitário até 1973. Com a substituição do sistema, o espaço foi liberado para a construção do Parque Peter Pan, inaugurado em 1974.