JB Online
RIO - A Coordenação Geral do Sistema de Defesa Civil (Cosidec) da Prefeitura do Rio registrou 13.455 ocorrências durante o ano de 2007, de acordo com aestatística de atendimentos do órgão, publicada nesta terça-feira, no Diário Oficial do Município.
A Defesa Civil previne e combate acidentes causados pordesastres naturais (chuva, deslizamentos de terra, inundações, etc) ou relacionados à infra-estrutura da cidade para garantir a segurança da população.
Os atendimentos para imóvel com infiltrações lideraram a lista com 1.990 chamados, seguido por imóveis com rachaduras (1.295), infestação de caramujos(884), ameaça de desabamento de imóvel (612), desprendimento de emboço/reboco (601) e vistoria preventiva em marquise (599).
Os bairros com o maior número de solicitações em 2007 foram o Centro, responsável por 796 ocorrências; Tijuca, com 580 chamados; Campo Grande, 569; e Copacabana, com 546 ocorrências. Os órgãos da Prefeitura mais acionados pela DefesaCivil foram o GOE/Urbanismo, com 2.218 solicitações; a GEO-Rio, com 1.183, e o DOE/Obras, com 683.
Segundo a Cosidec, os meses que registraram o maior número de atendimentos no ano passado foram janeiro (1.979), outubro (1.465), março (1.307) e dezembro (1.255). Setembro foi o que registrou o menor número de ocorrências (759).
Para atendimento em casos de emergências ou solicitações, a Defesa Civil lembra que está à disposição da população, através do telefone gratuito 199.