JB Online
RIO - Foi inaugurada nesta quinta-feira, a Maternidade Leila Diniz, instalada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra. A unidade tem 6.320 metros quadrados de área construída onde funcionam uma maternidade de alta complexidade e um centro de atendimento pediátrico pronto, com serviços ambulatoriais e cirúrgicos. as obras de acabamento custaram R$ 13 milhões.
A maternidade tem um centro de parto, com salas de pré e pós-parto, que poderá realizar entre 300 e 400 intervenções por mês. De início estarão disponíveis 59 leitos, sendo 40 obstétricos, quatro de enfermaria canguru (com a companhia permanente da mãe), 10 de unidade intermediária neonatal, cinco de unidade de tratamento intensivo neonatal. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, as instalações vão ampliadas para a contrução de mais setores especializados e realizar 600 partos mensais.
O complexo terá também oito ambulatórios e um banco de leite, para mães com dificuldade em amamentar. As gestantes terão acompanhamento pré-natal, exames de ultra-som, laboratoriais e de cardiotocografia.