Réveillon 2008 terá shows com interatividade e sonorização especial

Agência JB

RIO - A Prefeitura do Rio, através da Secretaria Especial de Turismo/Riotur, vai transformar a maior festa do planeta num espetáculo interativo, onde a animação da platéia será o grande termômetro da noite.

Em Copacabana, a grande estrela é o palco montado na areia, entre as ruas Figueiredo de Magalhães e Santa Clara. Em formato octogonal, o palco tem 65 metros de largura e é vazado para que o público possa assistir ao espetáculo de todos os ângulos. Quatro telões serão espalhados pela areia, para que o show possa ser acompanhado ao longo da orla. Outros dois serão instalados no próprio palco.

A sonorização é um dos pontos altos do evento, com 32 torres de som de 10 a 12 metros de altura, instaladas do Leme ao Posto 6. Isto irá garantir a qualidade sonora, com música ao alcance de todos. E, graças a essa sonorização especial, a tradicional contagem regressiva será feita por um coro de milhares de pessoas, que irão dar as boas-vindas a 2008 em total sincronia.

A festa começa às 19h, com homenagem ao Rio. A trilha sonora é composta por músicas que enaltecem a Cidade Maravilhosa. Às 20h sobe ao palco o DJ Mam, que vai homenagear Iemanjá com diversos ritmos brasileiros.

Das 21h às 22h30, o sambista Diogo Nogueira comanda uma tradicional roda de samba, com grandes clássicos do gênero. Em seguida, o DJ Nado Leal animará a pista de dança com sucessos 100% nacionais: Tim Maia, Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Jorge Benjor e muito mais.

Dez minutos antes da meia-noite, entra no ar a trilha sonora especial, para que o público se concentre na chegada do novo ano. A queima de fogos vai homenagear o Pan 2007, o Cristo Redentor eleito uma das sete maravilhas do mundo e os bairros cariocas.

Depois da queima de fogos, a festa continua com o lançamento do Projeto Marlboro Live. O DJ, acompanhado por uma superbanda, vai comandar um grande baile com sucessos nacionais e internacionais. E, a partir da 1h30, apresentam-se as quatro escolas de samba do Grupo Especial mais bem colocadas no Carnaval 2007: Beija-Flor, Grande Rio, Mangueira e Unidos da Tijuca, que fecham a festa com chave de ouro.

No dia 31, a Riotur vai instalar 300 banheiros químicos na orla de Copacabana.

Queima de fogos O tema será Réveillon Copacabana 2008 A Janela do Rio no Brasil e no Mundo. Será usada uma técnica inédita, que vai permitir ao público, durante os 16 minutos da queima, ter a mesma visibilidade de qualquer ponto da orla de Copacabana. Para isso, serão utilizadas 22 mil bombas em terceira dimensão.

Outros bairros A Prefeitura do Rio está patrocinando integralmente as comemorações do Ano-Novo nos bairros da Penha, Sepetiba, Ilha do Governador, Pedra de Guaratiba, Praia do Flamengo, Paquetá e Ramos. Em Ipanema e na Barra da Tijuca, o patrocínio é da iniciativa privada.

Em Ipanema, o palco montado no Posto 9 recebe a festa Guaraná Zero Stereo Beach, que vai transformar a praia numa grande pista de dança, com vários DJs brasileiros e do exterior. Confira a programação:

16h DigitalDubs Nelson Meireles & Convidados

17h Duo Rafael Cavente & TZO

18h E. Njoy André Garça & Patricinha Tribal

19h Rio Dance Floor Nepal & Jonas Rocha

20h - Bootleg Leo Janeiro & João Paulo

21h Milimétrica Tony Viegas & Marcio Careca

22h Fix Gustavo MM & Marquinhos Mesquita

23h Maja Gustavo Tatá & RM2

0h Dj Yahell

2h Fuck the Beach Bruno e Rodrigo Correia

3h Small Tech Breno Ung & Renato Bastos

Na Barra da Tijuca, o tema da festa é Rio Maravilha Nós Gostamos de Você. O palco da Barra vai ser instalado em frente ao posto Dois, na Praia do Pepê. Ao todo, oito torres de som serão espalhadas pela orla, com dois telões nas laterais do palco onde se apresentarão, das 22h às 4h da manhã, o grupo Casuarina, a bateria da Portela, o bloco Suvaco de Cristo e o grupo Trilogia Carioca. E tem ainda Luca Di Napoli, Roger Lyra e Du Serena. Outra atração da noite é o trio londrino de dance music Above & Beyond, que vai fazer a contagem regressiva junto com os integrantes da Portela, numa grande mistura de ritmos, e o DJ israelense Astrix.

À meia-noite, o céu vai ser tomado por um espetáculo de raios laser, que serão disparados do Hotel Royalty para o globo de espelhos pendurado no topo do palco. Este globo vai refletir os feixes de luz para toda a Praia da Barra. Do palco, também serão disparados dez lança-chamas e oito canhões Space Cannon, que vão iluminar o céu da Barra. Além do espetáculo em laser, a Barra vai brindar o novo ano com uma chuva de papel picado, serpentinas e bolhas de sabão.

Mas o Réveillon da Barra terá perfil ecológico. Serão distribuídas 50 mil sacolas de material reciclado para que o público não jogue o lixo no chão. E, por conta da eliminação de gases tóxicos provocada pelos equipamentos, serão plantadas 600 mudas de árvores nas escolas municipais da região.

Veja abaixo as atrações nos outros sete palcos montados na Cidade:

PENHA IAPI da Penha

Queima de fogos durante cinco minutos, com bombas de até dez polegadas, criando efeitos como corações, palmeiras e as carinhas smile. Atrações:

DJ Terror

Banda de abertura: Sem Segredo

Atração principal: Gustavo Lins

Escola de samba: GRES Imperatriz Leopoldinense

SEPETIBA Praia do Recôncavo

DJ Maurício Dias

Banda de abertura: Agita Samba

Atração principal: Bom Gosto

Escola de samba: GRES Acadêmicos de Santa Cruz

ILHA DO GOVERNADOR Praia da Bica

DJ Alexandre Lima

Banda de abertura: Existência

Atração principal: Pagode do Arlindo

Escola de samba: GRES União da Ilha do Governador

PEDRA DE GUARATIBA

DJ Marcão

Banda de abertura: Samba Legal

Atração principal: Netinho de Paula

Escola de samba: GRES Mocidade Independente de Padre Miguel

PRAIA DO FLAMENGO

DJ Carlo

Banda de abertura: Puro Acaso

Atração principal: Emílio Santiago

Escola de samba: GRES São Clemente

ILHA DE PAQUETÁ Praia da Moreninha

DJ André Big Ball

Banda de abertura: Kipekhapo

Atração principal: Pique Novo

Blocos de Paquetá: São Roque e Silêncio do Amor

PARQUE DA VIZINHANÇA DE RAMOS

DJ Eduardo Souza

Mestre-de-cerimônias e atração principal: Dicró

Abertura: Forró Lunar e Bebeto

Escola de samba: GRES Império Serrano

Com informações da Prefeitura.