ASSINE
search button

Restaurantes criam pratos leves e saudáveis para o verão

Compartilhar

Gabriela Lapagesse, Agência JB

RIO - Verão é sinônimo de praia, corpos bonitos e diversão. Ainda mais para os cariocas. E para curtir a estação, nada de dietas muito rigorosas e sem graça. Alguns restaurantes localizados nos pontos mais cobiçados da cidade estão investindo nas saladas e pratos leves cada vez mais apetitosos para manter a silhueta ainda mais bonita na frente do espelho, sem tirar o bom gosto pelo paladar.

Com muitas cores e misturas, o Forneria, restaurante localizado em Ipanema e reconhecido pela tradição e criatividade, inovou mais uma vez. Pensando no bem estar do clientes, recém saídos da praia, o restaurante investiu nas saladas e nos sanduíches. Dentre as novidades estão a Salada Negresco, com atum, azeitonas pretas, vagem, batata e ovos cozidos; a Salada Capreste, com tomate, mussarela de búfala, alface e rúcula. Os amantes de sanduíches também foram lembrados através do Panini Mozzarella, no pão ciabatta com mussarela de búfala, tomate fresco e manjericão; o Roma Salmone, no pão de miga tostado, com tartar de salmão fresco e alface e o Forneria Vegetariana, na massa de pizza, com berinjela, abobrinha, shitake e mussarela.

- O sanduíche Roma Salmone é perfeito para o verão por ser leve e equilibrado. Ideal para aqueles que se preocupam com a alimentação, mas que não abrem mão do sabor e da qualidade. É perfeitamente possível uma refeição saudável e ao mesmo tempo deliciosa enfatiza Francisco de Assis, conhecido como chef Macula, do restaurante Forneria.

Restaurantes da alta gastronomia também prepararam pratos sofisticados, porém leves e equilibrados. As sugestões do renomado Gero, também localizado em Ipanema, são a Salada verde com queijo de cabra e pêra, o carpaccio de filé com rúcula, parmesão e vinagre balsâmico, a massa fresca com ricota e limão siciliano ao molho de tomate San Marzano e o Atum grelhado com molho de ervas e limão siciliano.

No restaurante do Hotel Fasano, o Fasano Al Mare, na badalada Avenida Vieira Souto, as dicas são a Salada com peito de frango e mostarda de Cremona, o peixe ao forno em crosta de sal, com legumes e patê de tomate e o camarão grelhado com legumes marinados. De dar água na boca.

Para os paladares mais exigentes e sofisticados, a melhor pedida é a culinária contemporânea do restaurante Laguiole, dentro do Museu de Arte Moderna (MAM), o único do Brasil que conserva o alto padrão da gastronomia no cenário internacional de restaurantes em museus. Embalados pela vista privilegiada do Cristo Redentor, Pão de Açúcar e Baía de Guanabara, os clientes podem degustar ragout de camarões flambados com molho de Grappa, servido com palha de alho poró e, uma deliciosa mistura de quente e frio, caldinho de feijão com salada de frutos do mar, servidos com farofa de crouton e bacon crocante. O Carpaccio Cipriani em tiras mais grossas, de acordo com a tradição, é servido com queijo parmeggiano Reggiano, vinagrete de ervas e salada orgânica. Como prato principal, quem preferir frutos do mar, vai encontrar o salmão poêlé com panquecas de espinafre, beurre blanc com tomates e aneto ou, a receita bem brasileira que nas mãos do chef Pedro de Artagão se transforma no sofisticado camarão VG com chuchu, lagostim e uma deliciosa massa tailandesa levemente picante. O chef Pedro de Artagão explica a escolha do Torchon de Cherne com coulis de frutos do mar (R$22,40):

- É uma entrada super leve e servida gelada, bem refrescante para o verão. E o cherne foi escolhido por se encontrar esse tipo de peixe em ótima qualidade no Rio de Janeiro. O bom é que apesar da leveza o prato fica sofisticado, bem de acordo com nosso público alvo afirma.

O restaurante Ten Kai, um dos mais reconhecidos em gastronomia japonesa no Rio, localizado na Rua Prudente de Morais, também preparou novidades para a estação das praias. São elas o prato que une aspargos frescos grelhados e ovas de salmão; o usuzukuri de polvo; o TenKai maki , enrolado, com Ikura salmão e salmão Skin e o risoto de ostras. Entre as sobremesas duas sugestões que proporcionam verdadeiro deleite: a tangerina flambada com sorvete e tangerinas em berço de gelo. Diversas iguarias importadas e raras acabam se tornando objeto de desejo para os paladares mais exóticos como Água Viva, Ouriço, mini polvos e ovas de bacalhau, estão na seção Importados , que, assim como as entradas, são perfeitas para iniciar a refeição e aguçar o paladar.

A nutricionista Ana Paula Miranda, adepta das misturas e novidades culinárias propostas pelos restaurantes no verão, faz um alerta.

- É importante lembrar que, especialmente no verão, as pessoas não podem esquecer de beber muito líquido para evitar a desidratação e a ensolação. Essas misturas gastronômicas são muito bem vindas, justamente para tirar aquele ranso de dieta, mas não vale esquecer do bom senso. Deve haver o equilíbrio entre o que se ingere, com o líquido e os exercícios físicos. Até porque, por mais light de um alimento possa ser, se não houver gasto de energia, ele pode, sim, fazer com que a pessoa engorde, coisa que, ainda mais no verão, deve ser evitada.