Detran-RJ oferece serviços e educação na Feira da Providência

Agência JB

RIO - O Detran-RJ participará da 47ª Feira da Providência, no Riocentro, Zona Oeste do Rio, cujo tema deste ano é "Venham todos Solidariedade entre os povos". Do dia 5 ao dia 9 de dezembro, o departamento marcará presença na feira com dois estandes um de serviços gratuitos e de informações para a população, e outro de educação no trânsito para a criançada.

O primeiro estande do Detran, com 100 m2, ficará no Pavilhão 1 (Mundo Melhor), que abrigará grandes empresas, ONGs, instituições como universidades, cursos, editoras etc. Nesse estande, serão oferecidos serviços gratuitos à população, como renovação de CNH para maiores de 65 anos, primeira via da carteira de identidade e consultas a processos e prontuários.

Os visitantes também poderão esclarecer dúvidas, pedir orientações e fazer reclamações. Vale lembrar, porém, que não haverá emissão de documentos no local. Estes deverão ser pegos posteriormente em local marcado pelo Detran.

- O atendimento ao público é uma das prioridades deste governo. Por isso, estamos estendendo nossos serviços a locais de grande concentração de pessoas, afirmou o presidente do Detran-RJ, Antonio Francisco Neto.

Ainda no Pavilhão 1, o visitante poderá obter informações e receber orientações sobre o Núcleo de Apoio à Vítima de Trânsito (Navi) e do Núcleo Dpvat (referente ao Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), que funcionam de segunda a sexta-feira, no 8º andar do Detran.

Já no estande do Pavilhão 2 (Tudo de bom), com 460 m2 e totalmente decorado com o tema trânsito, o Detran marcará presença com um estande dedicado às crianças. Nesse local, em um ônibus-escola equipado com sala de aula e sistema áudio-visual, a criançada terá aula, por exemplo, sobre a importância do uso do cinto de segurança nos bancos da frente e traseiros.

Também poderão viver a experiência de direção como motoristas-mirins, na Cidade Portinho, cedida pela Porto Seguro. Os Super Amigos, agentes que realizam trabalhos sobre educação no trânsito em escolas, também estarão presentes no local. Eles realizarão brincadeiras, recreações e contarão histórias com temas ligados à questão do trânsito.

No mesmo local, os visitantes poderão ver a 1ª Mostra Detran de Cartum, que reúne 27 gravuras, criadas por 23 cartunistas renomados. Eles cederam traço, criatividade e talento ao departamento por uma causa nobre: provocar uma mudança de atitude para reduzir a quantidade de mortos e feridos em ruas e estradas do estado.

A exposição, cujo tema é o trânsito, já passou pelo Rio Scenarium, na Lapa, como parte da Semana Nacional de Trânsito, pelo Aeroporto Tom Jobim, pela Central do Brasil, e pelo Centro Cultural Light. Há trabalhos de Lan, Miguel Paiva, Amorim, Latuff, Bruno Drummond, entre outros.

Serviços oferecidos pelo Detran na 47ª Feira da Providência

1 - Ouvidoria O setor receberá pedidos e reclamações dos usuários que não conseguem obter solução para seus problemas. Funcionários da Ouvidoria estarão a postos, durante todos os dias da feira, para esclarecer dúvidas, ouvir reclamações e encaminhá-las aos setores responsáveis para agilizar a solução.

2 - DRV (Diretoria de Registro de Veículos) Os visitantes poderão realizar consultas sobre a situação dos veículos (licenciamento anual, multas etc.), tramitação de processos e sobre a situação dos motoristas (pontuação acumulada nas carteiras por infrações de trânsito). Também poderão tirar a segunda via da notificação de autuação ou de penalidade.

3 - Identificação Civil Quem ainda não tem carteira de identidade poderá aproveitar a oportunidade para tirar a primeira via, de graça, no estande do Detran. A foto também é oferecida gratuitamente. É preciso levar a certidão de nascimento original e uma cópia, ou a de casamento e uma cópia. Os menores de 12 anos devem estar acompanhados pelo pai, pela mãe ou por algum responsável legal.

4 - Habilitação O setor fará a renovação da carteira de habilitação de pessoas com mais de 65 anos, gratuitamente. Os interessados também poderão marcar o exame médico para ser realizado posteriormente no próprio Detran, de graça. Para isso, deverá levar algum documento de identificação e um comprovante de residência.

5 Navi e Dpvat Os dois setores, que funcionam em conjunto, têm como objetivo principal garantir os direitos e a ressocialização das vítimas de trânsito. Por isso, funcionários dos dois departamentos estarão à disposição dos visitantes para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados no Detran às vítimas de trânsito: apoio psicológico e recebimento do seguro obrigatório.

6 Educação Agentes educadores receberão a criançada no ônibus-escola do Detran, onde haverá aulas sobre educação no trânsito. As crianças poderão também ter a primeira experiência como motoristas na Cidade Portinho, cedida pela Porto Seguro. Além disso, os Super Amigos, agentes que realizam trabalhos sobre educação no trânsito em escolas, realizarão brincadeiras, recreações e contarão histórias.

O endereço do Riocentro é Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra da Tijuca. Os ingressos custam R$ 10, com meia entrada para estudantes e idosos acima de 60 anos, e entrada franca para crianças com até 1 metro de altura. O funcionamento é das 12h às 23h.