Cemitério de cães e gatos se prepara para o Dia de Finados

Agência JB

RIO - Na próxima sexta-feira, dia 2 de novembro, celebra-se o Dia de Finados, ocasião em que milhares de pessoas visitam os cemitérios da cidade para reverenciar seus mortos, sejam familiares ou amigos. Um cemitério em especial se prepara para receber os visitantes: o do Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (IJV), em São Cristóvão, onde estão sepultados milhares de cães e gatos.

Assim como nos cemitérios dos seres humanos, as histórias de amor, de amizade, a saudade e o carinho pelos animais estão em frases, versos e poemas escritos em placas de mármore nas sepulturas. Flores e fotos do sepultado também são colocadas pelos donos dos animais, como forma de homenageá-los.

Com cerca de 3.700 sepulturas, o cemitério do IJV, órgão vinculadoà Secretaria Municipal de Governo, funciona, para sepultamentos e visitação, de segunda a sexta, de 8h às 11h30, e de 13h às 16h30; e sábados, domingos, feriados e pontos facultativos municipais de 8h às 11h30 e de 13h às15h30.

O IJV não possui velórios ou capelas, mas a direção do Instituto não se opõe a quaisquer tipos de celebração religiosa, de acordo com o credo de seu proprietário, tanto no dia do sepultamento de um animal quanto no Dia de Finados.

O serviço de sepultamento é feito mediante contrato de cessão de sepultura por dois anos, renovável por mais um ano mediante pagamento adicional. Ao final do contrato, os ossos são exumados e podem ser levados pelo proprietário para enterro em propriedade particular ou para cremação. Em breve, o IJV vai reabrir os fornos crematórios e passará ao ferecer o serviço de cremação individual ou coletiva.

O Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio.