Agência JB
RIO - Funcionários da Prefeitura do Rio terminaram, agora a pouco, o trabalho parcial de limpeza da encosta do Túnel Rebouças, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio, interditado desde a noite desta terça-feira, devido aos deslizamentos de terra, que forçaram o fechamento da via. Foi localizado um vazamento de água ao lado direito da entrada da segunda galeria.
No alto da encosta foi verificado também um vazamento de água, o qual ainda não se sabe a procedência. Segundo o secretário municpal de Obras, Eider Dantas, um corante foi colocado no alto da encosta para descobrir o local onde está ocorrendo um outro vazamento de água potável.
Há a suspeita de que uma ligação clandestina pode ter contribuido para o incidente. A hipótese mais provável, no entanto, segundo as autoridades ainda é a forte chuva que atingiu a cidade, principalmente na madrugada e na manhã desta quarta-feira.
- Foram 270 milímetros de água em 24 horas que cairam na quarta-feira. Isso equivale a 70 dias de chuva em um só, informou Eider Dantas.
Com diminuição da chuva, a expectativa é de que a pista sentido Rio Comprido seja liberada a partir da tarde deste sábado. A limpeza desta quinta-feira foi realizada nas laterais de onde houve o deslizamento de terra, principalmente sobre a galeria de saída do sentido Rio Comprido. O objetivo também foi inspecionar o local e verificar a possibilidade de liberar to tráfego no sentido Zona Norte. O trabalho foi feito superficialmente com escavadeiras e pás.
Apesar de ainda serem registrados pequenos deslizamentos, técnicos da Geo-Rio trabalham desde as primeiras horas da manhã na abertura de uma passagem no alto da encostas para a passagem de uma retroescavadeira, que seria utilizada para que o restante da terra que está solta e ameaça deslizar seja empurrada morro abaixo. Na operação de derrubada do muro de uma quadra, um funcionário sofreu ferimentos no braço e teve que ser levado a um hospital.
O secretário estadual de Obras, Eider Dantas, acredita e torce pela diminuição da chuva. Com isso, teria início da limpeza da pista sentido Zona Sul, que poderia ser liberada até a próxima terça-feira.
- A meteorologia está prevendo chuva para as próximas 24 horas. Mas, ela erra de vez em quando. Estou torcendo para que a previsão esteja errada, disse Eider Dantas, que durante a manhã também disse que "muita terra ainda vai cair sobre o Rebouças", disse Eider Dantas.