Agência JB
RIO - Neste sábado, equipes da Fesp (Fundação Escola de Serviço Público) estarão em nove colégios estaduais de seis municípios do interior do estado, sinalizando as cerca de 130 salas onde serão aplicadas as provas objetivas do processo seletivo do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase). No domingo, todos os detalhes operacionais estarão verificados e os 4.062 candidatos poderão fazer seus exames com segurança, conforto e tranqüilidade.
A prova objetiva de Português e Conhecimentos Específicos, que será aplicada no domingo, é a primeira etapa, de um total de quatro, que os candidatos terão de cumprir na disputa pelas 130 vagas temporárias em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos de até R$ 1.500. Os exames começarão pontualmente às 9h e todos os participantes devem chegar com uma hora de antecedência, pois não haverá tolerância no fechamento dos portões.
A Diretoria de Recrutamento e Seleção (DRS), responsável pelo processo seletivo, designou 300 pessoas - desde coordenadores a fiscais para a aplicação das provas que terminam às 12h. E lembra aos candidatos que, além de serem obrigados a chegar aos locais com antecedência mínima de uma hora (depois de os portões serem fechados, não será permitida a entrada sob hipótese alguma), também não poderão levar celular, bip, nem utilizar walkman, gravador, agenda eletrônica ou quaisquer outros meios que sugiram possibilidade de comunicação, sob pena de serem excluídos do concurso.
- Todos precisam apresentar documento oficial de identidade, Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) e levar caneta esferográfica azul ou preta. O documento de identidade deve estar em perfeito estado de conservação, permitindo que o candidato seja identificado com clareza explica a diretora do Departamento de Programação, Edição e Aplicação de Provas da DRS, Solange Maria do Nascimento.
A prova objetiva de Português e Conhecimentos Específicos, para os cargos de níveis superior, médio e fundamental, será realizada em seis municípios. No Rio de Janeiro, será aplicada em três colégios estaduais e, em Nova Iguaçu, são dois os locais de exames. Em Macaé, em Volta Redonda, em Campos dos Goytacazes e em Nova Friburgo, a Fesp reservou um colégio em cada uma dessas cidades.
Esse exame terá 40 questões de múltipla escolha, valendo um ponto e meio cada uma, num total de 60 pontos. Todas elas apresentarão cinco alternativas e uma única opção correta. Será considerado habilitado o candidato que obtiver o mínimo de pontos exigidos em cada conteúdo e no total da prova, como estipula o edital, no anexo III. Todas as questões foram elaboradas pelas bancas examinadoras com base no conteúdo programático do anexo IV do edital. O gabarito será divulgado no dia 22.
Os três últimos candidatos deverão permanecer em sala, sendo liberados somente quando todos tiverem concluído o exame, ou o tempo tiver se esgotado, e após seus nomes estiverem registrados na Ata das Provas, pela fiscalização. Quem insistir em sair do local, descumprindo as determinações, terá de assinar um termo desistindo do processo seletivo e, caso se negue, deverá ser lavrado termo de ocorrência testemunhado por dois outros candidatos, pelos fiscais e pelo executor do local.
Na segunda etapa do processo seletivo do Degase, será feita a análise curricular, quando serão avaliados a experiência e os títulos dos candidatos. Pesquisa social é a terceira etapa, de caráter eliminatório. Nesta fase, o candidato terá de apresentar certidões negativas de antecedentes criminais da unidade federativa em que reside. A última etapa, de caráter eliminatório e classificatório, corresponde à avaliação médica: o candidato apresentará exames laboratoriais e se submeterá a exames pré-admissionais junto à Superintendência de Perícias Médicas.