ASSINE
search button

Câmara derruba veto ao PL que cria casas para adolescentes grávidas

Compartilhar

Agência JB

RIO - O plenário da Câmara derrubou o veto do prefeito Cesar Maia ao Projeto de lei nº 637/2005, da vereadora Liliam Sá (PR), que cria Casas de Apoio para adolescentes grávidas nas comunidades carentes. Com a derrubada do veto, a lei será promulgada pela Câmara. O objetivo é garantir uma gravidez segura, com o apoio de médicos, psicólogos e assistentes sociais.

De acordo com o Censo 2000 do IBGE, a gravidez não planejada atinge 75% das mães adolescentes e uma em cada dez estudantes brasileiras engravida antes dos 15 anos.

- Isso é preocupante, pois uma mulher só estará pronta fisicamente para ser mãe aos 19 anos. Muitas vezes, essas meninas ficam grávidas e ainda nem pararam de brincar de boneca. Devemos ampliar este discurso e inserir em toda a sociedade, família, escola, comunidade e igreja programas de orientação sexual para nossos adolescentes. As ações de prevenção podem diminuir a incidência de gestação precoce - disse a vereadora.