Agência JB
RIO - O Movimento Pais por Justiça fez ontem sua primeira manifestação nacional na altura do posto 3, na praia de Copacabana. Das 8h às 13h, entre as ruas Paula Freitas e Hilário de Gouveia, podia ser vistos na faixa de areia, 365 bonecas com olhos e bocas vendados e vestidos de luto (representando o fim da paternidade).
O número de bonecas representa os dias que uma criança deve estar com o pai e com a mãe.
A Justiça concede um fim de semana a cada 15 dias e, às vezes, até menos. Eles reclamam que as crianças estão setornando orfãs de pais vivos.
Os pais reivindicam o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolencente para ter uma maior convivência com os próprios filhos.
- Precisamos que o Judiciário acorde para essa situação. Não queremos ser pais de final de semana, enm ver nossos filhos com hora marcada - desabafa Nilson Falcão, um dos coordenadores do movimento.
- O movimento será pacífico. Não queremos mais conflitos, e sim soluções. Mães de verdade que lutam pelo bem-estar de seus filhos são bem-vindas - completou.
O movimento foi inspirado no grupo inglês: Fathers 4 justice e conta com o apoio da ONG carioca: Gabriela - Sou da paz.
A próxima manifestação está marcada para o dia 16 de Setembro, num domingo, às 10h, na Praia de Copacabana, na altura do posto 6.
Será realizada pelos pais da adolecente Gabriela, morta no metrô da Tijuca durante uma troca de tiros.
Segundo os protestantes, as mães usam de artemanhas como:
convívio familiar conturbado, separação com ressentimentos, regulamentação de visitas litigiosa e restrita, impedimento de visitação, manipulação psicológica - algumas vezes seguida de falsa acusação de abuso sexual.
Mães possessivas que se acham donas dos filhos e restringem a atuação dos pais na educação e desenvolvimento dos filhos.