Agência Brasil
RIO - A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, as secretarias estadual e municipais do Rio promovem, de hoje, 28 de maio, ao dia 2 de junho, campanha de vacinação contra a rubéola. O estado enfrenta atualmente um surto da doença. Durante todo o ano de 2006 foram confirmados 624 casos. Neste ano, foram confirmados até agora cerca de 1.100 casos.
Durante a campanha, cerca de 4 milhões de doses serão disponibilizadas para homens e mulheres na faixa etária de 20 a 34 anos. O objetivo é evitar que a doença se dissemine para todo o país.
A Síndrome de Rubéola Congênita (SRC) pode ser passada para os bebês quando a gestante contrai a doença nas primeiras semanas de gravidez, ocasionando problemas como cegueira, catarata, surdez, alterações cardíacas e retardo mental.
Durante a campanha, os postos de saúde funcionarão das 8 horas às 17 horas. Quando apresenta sintomas, a rubéola pode causar febre baixa, manchas avermelhadas na pele, gânglios, dores nas articulações e nos músculos.