Agência Brasil
RIO - Jornais e emissoras de rádio e de televisão do Rio de Janeiro começaram a veicular, nesta semana, uma campanha de conscientização com o objetivo de reduzir os índices de gravidez entre adolescentes.
A campanha, do governo do estado, foi lançada nesta quarta-feira, pelo governador Sérgio Cabral, em solenidade da qual participou o ministro da Saúde, Agenor Álvares. A campanha publicitária terá a participação da cantora de funk MC Perlla, que canta a música 'Tremendo Vacilão', que também aparece na propaganda. Em meio à execução da música, Perlla aconselha os jovens a usarem preservativos.
-Se liga nessa, porque gravidez tem hora - diz a cantora.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, disse que o objetivo da campanha é aliar a conscientização do adolescente com a distribuição de 360 mil preservativos por ano, para reduzir o número de casos de gravidez na adolescência e, ao mesmo tempo, resolver o problema de disseminação de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a aids.
A questão do preservativo, não é apenas distribui-lo, mas também educar, para que os adolescentes tenham plena consciência de por que estão utilizando. Não é somente evitar a gravidez, porque, muitas vezes, pode-se achar que outros tipos de contraceptivos, como o de via oral, resolvem o problema. Isso resolve a gravidez, mas não a questão das DSTs, disse Cortes.
Segundo o governo do estado, todo ano nascem no Rio de Janeiro 44 mil crianças filhas de mães adolescentes. Além da distribuição de preservativos e de publicidade em veículos de comunicação, a campanha contará com um site informativo (www.agentesecuida.rj.gov.br) e uma articulação com as Secretarias de Educação e da Ação Social do estado, para levar ações às escolas e programas sociais.