Leandro Mazzini, Agência JB
RIO - O deputado estadual Calors Minc (PT) aceitou o convite do governador eleito Sérgio Cabral (PMDB) para assumir, a partir de 2007, a Secretaria de Meio Ambiente. Minc já está na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde a equipe de transição de Cabral trabalha. Animado, o deputado disse que "chegou a hora".
- O governador é muito insistente e persistente. E ofereceu condições praticamente irrecusáveis, como poder usar realmente os recursos para o meio ambiente, dar poder para ecologistas nas unidades de preservação e a secretaria entrar mais no Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), que está devagar quase parando.
Segundo Minc, o maior deasafio é transformar os programas no papel em questões práticas e promover concursos.
- Vamos interagir com as outras secretarias. Não adianta um defender o meio ambiente e as outras poluirem - afirmou, dizendo que 90% do PT aprovou o nome dele para a secretaria.
O futuro secretário revelou que o principal motivo que o fez aceitar o convite é o compromisso de Cabral de criar, em nove secretarias, núcleos de avaliação ambiental, como na Agricultura, no Transporte, entre outras.
Minc destacou também que uma das metas para o primeiro semestre é aprovar o royaltie ecológico dentro do "ICMS verde".
Além de Minc, o governador eleito deve anunciar mais cinco secretários ainda nesta quarta-feira.