ASSINE
search button

Debate na Maré reúne candidatos ao governo

SBT transmite hoje à noite penúltimo encontro antes das eleições

Reprodução da internet -
O debate na Maré contou com a presença de três candidatos a governador e de uma vice e foi transmitido pela internet
Compartilhar

Três dias depois de a comunidade do Alemão promover um debate com candidatos ao governo do Rio de Janeiro, a Maré também realizou o seu. Ontem, cerca de 300 pessoas se reuniram, das 19h às 21h, no Centro de Artes da Maré, na Zona Norte do Rio, para dicutir propostas sobre segurança pública. Participaram Marcia Tiburi (PT), Luiz Eugênio (PCO), Ivanete Silva, vice de Tarcísio Motta (PSOL) e Dayse Oliveira (PSTU), primeira a chegar ao local. A mediação foi feita por Ivana Dorali, do Instituto Maria e João Aleixo, que articula estudos internacionais sobre periferias.

Macaque in the trees
O debate na Maré contou com a presença de três candidatos a governador e de uma vice e foi transmitido pela internet (Foto: Reprodução da internet)

No Alemão, também somente quatro dos 12 candidatos ao governo do Rio de Janeiro participaram do debate: Marcelo Trindade (Novo), Pedro Fernandes (PDT), Dayse Oliveira (PSTU) e Tarcísio Motta (PSOL). Ao contrário da Maré, a plateia estava esvaziada. Na madrugada de sexta-feira para sábado, o Comando Conjunto das Forças Armadas deflagrou uma megoperação em favelas do Complexo do Alemão. A consequência foi um intenso tiroteio.

A Maré é um bairro formado por 16 comunidades, com cerca de 140 mil habitantes. Está localizado entre as principais vias de acesso à cidade: Avenida Brasil, Linha Vermelha e Linha Amarela.

O Complexo do Alemão é formado por 13 comunidades e, de acordo com o censo do IBGE de 2010, tem 69 mil habitantes.

Na Maré, as perguntas foram feitas pelos moradores diretamente aos candidatos. O nome de Marielle Franco foi citado várias vezes. A vereadora assassinada há seis meses é “cria da Maré”, como ela mesma costumava se apresentar.

Encontro no SBT

O segundo debate na televisão entre os candidatos ao governo do Rio de Janeiro será realizado hoje, pelo SBT Rio, em parceria com o jornal “Folha de S. Paulo” e o site Uol. Será transmitido das 17h45 às 19h30. Participam Anthony Garotinho (PRP), Eduardo Paes (DEM), Indio da Costa (PSD), Marcia Tiburi (PT), Pedro Fernandes (PDT), Tarcísio Motta (PSOL), Romário (Podemos) e Wilson Witzel (PSC).

A atração será divida em três blocos. No primeiro e terceiro, candidato pergunta para candidato. No segundo, responderão perguntas de jornalistas do SBT, Folha de S. Paulo e Uol. No final, os participantes terão 1 minuto para as considerações finais. A mediação será feita pela jornalista Isabele Benito. A sede do SBT Rio fica em São Cristóvão, zona norte da cidade.