A prefeitura informou ainda que as medidas serão supervisionadas em tempo real por equipes da NitTrans, que poderão fazer ajustes necessários para garantir a segurança da população e também dos competidores.
Na capital carioca, o esquema especial será da 0h às 12h do domingo, montado pela CET-Rio com o propósito de reduzir os impactos no trânsito da cidade e garantir a segurança dos atletas. Nas ligações entre a Ponte RioNiterói e os principais acessos ao Rio de Janeiro algumas vias serão interditadas.
No Rio, a operação de trânsito será feita por 50 profissionais, entre agentes da CET-Rio, guardas municipais e apoiadores de tráfego. Eles vão atuar para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e motoristas, além de realizar os bloqueios viários durante a corrida.
A movimentação do trânsito será monitorada por meio de câmeras, no Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio), na Cidade Nova, região central da cidade. A intenção é poder fazer ajustes na programação dos sinais, se necessário, para garantir o fluxo de veículos.
Além disso, dez painéis de mensagens variáveis serão utilizados para informar sobre as condições do trânsito, bloqueios viários e rotas de desvio.
Recomendações
A Prefeitura de Niterói recomenda que os pedestres devem fazer travessias nos locais indicados pela sinalização ou pelos orientadores do evento; respeitar os locais com proibição de estacionamento; e prestar atenção às orientações dos agentes de trânsito e à sinalização implantada.
Para os motoristas, a recomendação é no sentido de evitarem a passagem pela região do evento, porque por causa das interdições, as condições de tráfego serão modificadas durante a prova. (com Agência Brasil)