Rio

Restaurante La Fiorentina é tombado como Patrimônio Histórico-Cultural do Rio

Projeto da vereadora Monica Benicio foi aprovado hoje na Câmara dos Vereadores

Foto: Jota Prado
Credit...Foto: Jota Prado

A Câmara dos Vereadores aprovou nesta quarta (8), em definitivo, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Monica Benicio que tomba o restaurante La Fiorentina e o imóvel por ele ocupado na praia do Leme. O PL foi aprovado em sua integralidade, o que inclui a preservação da fachada, paredes e colunas com assinaturas de artistas nacionais e internacionais.

“Fico feliz por contribuir com a preservação do patrimônio histórico-cultural do Rio de Janeiro. O La Fiorentina é um espaço de memória privilegiado, que orgulha a todas e todos nós cariocas”, destacou a vereadora Monica Benicio.

 

Macaque in the trees
Vereadora Mônica Benício, do PSOL, autora do Projeto de Lei (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Fundado em 1957, o estabelecimento é até hoje um dos principais pontos de encontro de artistas, boêmios e jornalistas, tanto nacionais quanto internacionais. Ícone da cultura carioca e parceiro de peças, shows e eventos, o restaurante é conhecido por suas colunas com mais de 3.000 assinaturas e fotos de personalidades, inclusive internacionais, que por ali passaram, além dos pratos batizados com nomes de artistas e intelectuais.

 

Macaque in the trees
As históricas colunas de concreto guardam assinaturas de célebres frequentadores do restaurante; nas paredes, fotografias de clientes famosos em preto e branco (Foto: Foto: Jota Prado)

 

Após ficar fechado por conta da pandemia, o restaurante reabriu em agosto de 2021 com novos sócios à frente: o empresário Delorme Lima e o produtor e empresário Caio Bucker, que mobiliza a classe artística e até moradores da cidade.

"Hoje foi dado um passo muito importante na história da Fiorentina, e mais que isso, na história do Rio de Janeiro. O nosso templo cultural da cidade merece esse reconhecimento. Lugar de encontros, de memórias e de alegria. Agradeço à vereadora Monica Benicio por criar este projeto tão importante, e aos demais vereadores por acreditarem nele. Seguimos na luta. Viva nossa eterna Fiorentina!", comenta Caio Bucker.



A Fiorentina fica em frente à praia do Leme
Vereadora Mônica Benício, do PSOL, autora do Projeto de Lei
As históricas colunas de concreto guardam assinaturas de célebres frequentadores do restaurante; nas paredes, fotografias de clientes famosos em preto e branco


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais