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Alerj reconhece iniciativas inovadoras na Educação com o Prêmio Paulo Freire

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Foto: Thiago Lontra
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Em clima de muita emoção, o Prêmio Paulo Freire foi entregue, na noite dessa segunda-feira (13), a 23 profissionais da Educação que desenvolveram iniciativas inovadoras mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. A homenagem foi realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e a edição deste ano marca as comemorações do centenário do patrono da Educação brasileira.

“O objetivo é reconhecer ações que sejam importantes para a promoção da educação, da ciência e da tecnologia em nosso estado, projetos que contribuem para a redução das desigualdades sociais por meio do processo de aprendizagem. É importante que haja acesso à educação de qualidade, que se prepare para o exercício da cidadania, para o mercado e para o futuro”, afirmou o presidente da Comissão de Educação da Alerj, o deputado Flávio Serafini (PSol), que conduziu a sessão ao lado do presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, deputado Waldeck Carneiro (PT).

Um dos destaques desta edição é o projeto político-pedagógico “Educação Antirracial”, desenvolvido na Escola Municipal Tiradentes, em Magé, na Baixada Fluminense. Ao receber a homenagem, a professora Emanuelle Medela de Albuquerque Mendes lembrou a memória da escritora negra Carolina Maria de Jesus, uma catadora de papel cujos livros foram publicados em mais de 40 países e em 14 línguas. “Carolina lutou por uma sociedade de igualdade”, disse a professora.

Premiada na categoria “Ensino a Distância” com o projeto “E a voz da família no Sistema Remoto e no Ensino Híbrido na Rede Municipal de São Gonçalo?”, a professora Rejane Baptista do Nascimento contou que esta foi a primeira vez, em 21 anos no magistério, que teve que alfabetizar alunos remotamente.

Na experiência de todos os premiados, a narrativa foi de muita luta e valorização das conquistas. Agraciado na modalidade “Educação de Jovens e Adultos”, com o projeto “Memórias literárias: estreitando laços e resgatando histórias”, o professor Carlos Henrique Patrício disse que trabalhar com esse público tem sido uma grande recompensa.

“Passamos 2020 no apagão e estamos encerrando um 2021 iluminado. Esta é a maior experiência da minha vida profissional. Levar a leitura dinamizada para jovens e adultos. Um senhor de mais de 70 anos escreveu em letra bastão: ‘Eu amo o meu professor”, contou Patrício.

Roseli Sobreira Borego fez um desabafo ao receber o prêmio na categoria “Educação Especial”. “Infelizmente na educação inclusiva, ainda há muitas barreiras a romper todos os dias. Não é um apêndice da educação, e é com ela que vamos transpor todas as barreiras”, disse, convidando o público a vivenciar a “alteridade”, que é a capacidade de reconhecer as diferenças.

O prêmio contemplou ações desenvolvidas nas áreas de projeto político-pedagógico; experiência pedagógica com alunos do Ensino Fundamental; da Educação Especial; da Educação de Jovens e Adultos; do Ensino Médio, do Ensino Superior e do Ensino a Distância; além de experiências pedagógicas nas áreas de Ciência e Tecnologia e de Educação Popular.

 

Desafios na Educação em meio à pandemia

O deputado Waldeck Carneiro lembrou que a honraria ganha ainda mais relevância este ano ao reconhecer o trabalho de profissionais durante a pandemia do novo coronavírus. “Por meios remotos, híbridos ou presenciais, eles reinventaram a pedagogia sob as condições mais adversas para fazer essa travessia”, pontuou o criador do prêmio, em coautoria com o deputado Eliomar Coelho (PSol).

Representando o secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, a subsecretária de Ensino, Ana Valéria Dantas, destacou a iniciativa da Alerj. “É muito importante premiar a docência, um ofício singular que tem seu cotidiano permeado de desafios”, disse.

A presidente da União Estadual dos Estudantes, Isabelle Patrício Bezerra, também enalteceu o papel dos profissionais de Educação neste momento de crise sanitária. “O estudo remoto foi muito difícil para nós, estudantes, e os professores não desistiram da gente”, comentou.

 

Homenagens póstumas a vítimas da Covid

Antes da premiação, foi feita a entrega de condecorações da Alerj a parentes de professores que morreram de covid-19: Carla Musa e Claudete Barros, com Moções de Aplausos e Congratulações, e Claudio Meneguelli e Jorge Najjar, com a Medalha Tiradentes. A professora Márcia Macedo, viúva do professor Lucindo Ferreira da Silva Filho, também homenageado in memorian com a Medalha, fez um depoimento emocionado, ao lembrar de sua luta pela educação inclusiva.

O pesquisador da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Claudio Landin, foi outro homenageados com a moção da Alerj. Ele integra um grupo de cinco pesquisadores que se recusou a receber a mais alta comenda científica do Brasil oferecida pelo Governo Federal, em protesto à falta de investimentos no setor.

 

Os projetos e profissionais vencedores, em suas respectivas categorias:

 

I - Projeto Político-Pedagógico

 

Projeto Ser e Pertencer

Autora: Daniela Azini Henrique

 

Educação Antirracista

Autora: Emanuelle Medela de Albuquerque Mendes

 

II - Experiência Pedagógica no Ensino Fundamental

 

Projeto Inclusive: Um olhar sobre a inclusão na Pandemia

Autora: Vilma Soares de Souza Almeida

 

Tecnologia da Afetividade

Autora: Marcia Ribeiro Joviano

 

E a voz da família no Sistema Remoto e no Ensino Híbrido na Rede Municipal de São Gonçalo?

Autora: Rejane Baptista do Nascimento

 

Itaitindiba “táon” com o Meio Ambiente

Autora: Adriana Gonçalves Pereira

 

III - Experiência Pedagógica na Modalidade Educação Especial

 

Atendimento Educacional Especializado na Quarentena: unir forças e adicionar possibilidades para romper a barreira do isolamento (2020/2021)

Autora: Roseli Sobreira Borego

 

e-Surdolimpíadas

Autor: Leonardo Conceição Gonçalves

 

IV - Experiência Pedagógica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos

 

Memórias literárias: estreitado laços e resgatando histórias

Autor: Carlos Henrique Patrício

 

Musicalidade, expressão artística, esperança e matemática

Autora: Joyce Martins de Castro dos Santos

 

V - Experiência Pedagógica no Ensino Médio

 

Arte – Educação em Tempos de Pandemia

Autora: Maria das Graças Teixeira Braga

 

Sala de Aula Invertida

Autor: Fernando Batista da Rocha

 

Meninas Olímpicas do Preventório para a História: a educação possível e de qualidade

Autor: Cícero Avelino da Silva

 

VI – Experiência Pedagógica no Ensino Superior

 

AnimaGeo – Festival de Animação Geológica

Autor: Vitor Manoel Rodrigues do Nascimento

 

Os Sons da Educação do Brasil

Autor: André Bocchetti

 

VII - Experiência Pedagógica no Ensino a Distância

 

Ciclo de Atividades Pedagógicas Protagonizadas por licenciandos em Ciências Biológicas EaD UERJ/CEDERJ

Autor: Anderson dos Santos Portugal

 

HRD English Course CEFET/Maria da Graça

Autor: Lesliê Vieira Mulico

 

VIII - Experiência Pedagógica na área de Ciência e Tecnologia

 

Fenomenologia BoaMática: Ressocializando Jovens através da Ciência (STEM) – A Pandemia tem cor e gênero?

Autora: Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel

 

Clube de Ciências Brasil França

Autor: Alberto Alexandre Lazzaroni

 

Desafio 4X4

Autor: Fabiano Rapozo de Carvalho

 

 

IX – Experiência Pedagógica na área da Educação Popular

 

Projeto Além do Morro/Mutirão do Bem Viver/SOS Emprego

Autor: Hugo Alaor Vigor

 

Projeto Esperançar

Autor: Searon de Moraes Cabral

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