RIO

Bondinho Pão de Açúcar celebra 109 anos com apresentações musicais e descontos para os visitantes

Um dos principais cartões-postais do mundo terá piano rock com Cristelo, concerto da Orquestra Maré do Amanhã, descontos nos ingressos e mostra inédita

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 27/10/2021 às 07:53

Alterado em 27/10/2021 às 07:53

A autorização para as obras da tirolesa no Pão de Açúcar foi dada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Foto: divulgação

O Bondinho Pão de Açúcar completa 109 anos nesta quarta (27), tendo sua história conectada à cidade do Rio de Janeiro desde o início de sua fundação. Inaugurado em 1912 por Augusto Ramos, o Caminho Aéreo Pão de Açúcar foi idealizado pelo empresário após a grande Exposição Nacional na Urca, onde teve a ideia pioneira de interligar Morro da Urca e Pão de Açúcar por um teleférico, possibilitando visitantes terem a espetacular vista 360° do Rio de Janeiro. Desde então o Bondinho Pão de Açúcar já recebeu mais de 45 milhões de visitantes do mundo todo em 109 anos de história e também se tornou o teleférico mais antigo do mundo em funcionamento. E para comemorar a data, o cartão postal - que já recebeu personalidades como Albert Einstein, Malala e príncipe Harry, além de ter sido locação de filmes icônicos como ‘007 contra o Foguete da Morte’ - irá proporcionar experiências únicas aos visitantes e possibilitar que o público possa aprender ainda mais sobre a história do parque e da cidade. Em comemoração à data, até o final do mês de outubro todas as pessoas que visitarem o parque terão 10% de desconto no bilhete e nas visitas guiadas do Tour Histórico, Bastidores e Ecológico, nas compras realizadas pelo site oficial com o cupom especial do aniversário.

Nesta quarta, o parque trará o músico carioca Gláucio Cristelo, conhecido como Piano Rock, para uma apresentação especial, às 11h, repleta de clássicos do pop e rock que fizeram história no Anfiteatro, palco para os inesquecíveis shows do Noites Cariocas, com nomes como Barão Vermelho, Tim Maia e Paralamas do Sucesso. Na data, os turistas ainda vão poder tirar fotos especiais com moldura temática de aniversário para registrar a visita e recebê-las por email.

E aos turistas que forem ao Bondinho Pão de Açúcar no final de semana próximo, também será possível desfrutar das comemorações com muitas fotos e boa música. No sábado, dia 30, os alunos da Orquestra Maré do Amanhã vão realizar apresentações especiais com um repertório animado e cheio de brasilidade, em homenagem ao parque e à cidade maravilhosa. As apresentações acontecerão às 11h e às 13h, no Mirante Maria Ercília, localizado no Morro da Urca.

"Em 1912, a partir de uma ideia visionária, Augusto Ramos inaugurava o Bondinho Pão de Açúcar e inseria o Rio de Janeiro no roteiro das grandes atrações mundiais. E hoje, celebramos os 109 anos com muito orgulho e mantemos vivos os valores que fazem parte da nossa história e que nos permitiram chegar até aqui, como segurança, inovação, sustentabilidade e paixão por encantar. Nos inspiramos a cada dia para manter o propósito de trazer felicidade aos nossos visitantes, cariocas e turistas brasileiros ou de outras partes do mundo, proporcionando vivências inesquecíveis, de uma forma cada vez mais sustentável e responsável, e guiando as nossas ações para manter esse legado, com ainda mais inovação, e seguirmos pioneiros nos próximos 109 anos, assim como Augusto Ramos em sua fundação." Explica Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar.

E para continuar com a celebração dos 109 anos, em novembro será inaugurada uma exposição com momentos importantes da história do parque, mostra de maquinários e peças do acervo do Bondinho Pão de Açúcar, como da primeira versão dos bondes de 1912 a 1972, da segunda versão de 1972 a 2008 já com design em formato de bolha e também algumas peças trocadas neste ano em uma mega operação histórica de troca das polias. A exposição acontecerá no hall de entrada, localizado na Estação Praia Vermelha. Os turistas que queiram continuar a experiência pela história do parque e da cidade poderão ainda conferir o Espaço de Memória Cocuruto, reaberto recentemente no Morro da Urca.

Além disso, durante os meses de outubro e novembro, os cariocas e moradores do Rio e Grande Rio terão a oportunidade de aproveitar o bilhete ‘Carioca Maravilha’, que oferece 50% de desconto no bilhete do Bondinho Pão de Açúcar, mediante apresentação de documento comprobatório.

O Bondinho Pão de Açúcar adota um protocolo de segurança sanitária de combate à Covid-19 em seu funcionamento. Dentre as principais medidas estão a comprovação de vacinação para entrada no parque conforme o calendário de vacinação do Rio de Janeiro, máscara é item obrigatório, podendo ser retirada apenas no momento das refeições. Dispensers de álcool em gel são disponibilizados ao longo de todo o parque e a medição de temperatura é feita a todos na entrada.

Serviço: Aniversário 109 anos do Bondinho do Pão de Açúcar / Datas: de 27, 30 e 31 de outubro / Horário de funcionamento do parque: segunda a quinta, das 10h às 19h, com entrada de visitantes no parque permitida até as 18h. Sexta à domingo, das 09h às 19h, com entrada até as 18h. / É obrigatório apresentar comprovante de vacinação físico ou no app Conecte SUS, de acordo com o calendário de vacinação do Rio de Janeiro, e documento de identificação com foto para entrada no parque / Valor dos ingressos: R 120,00 (adultos) e R 60,00 (meia entrada) /

Desconto de 10% até o dia 31 de outubro nas compras realizadas pelo site com o cupom ANIVERSARIOBONDINHO. Utilização válida até 19/12/2021 / Carioca Maravilha: 50% de desconto no ingresso para moradores do Rio e Grande Rio*. É necessário apresentação de comprovante de residência (água, gás, luz ou telefone) e RG original com foto. Para crianças, é preciso apresentação da certidão de nascimento. A promoção é válida para todos os dias da semana / Crianças até 5 anos não pagam / Crianças de 6 a 12 anos não pagam até 31/10 / Para a visita, a orientação é adquirir o bilhete antecipadamente no site / Todas as informações estão disponíveis no perfil oficial do parque no Instagram / Endereço: Avenida Pasteur, 520 - Urca.

Tags: