RIO

Alerj e moradores debatem reivindicações para melhoria do sistema de bondes de Santa Teresa

O presidente da Comissão de Transportes, deputado Dionísio Lins (PP), se colocou contra a tentativa de privatização. 'A Comissão vai estar atenta', disse

Por JORNAL DO BRASIL
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Publicado em 22/08/2021 às 10:33

O bonde de Santa Teresa na pintura da artista Thereza Miranda Reprodução

Retomada imediata das obras nos trilhos dos bondes de Santa Teresa, jornada diária de operação das 6h às 23h, inserção de 21 novas composições, cumprimento das gratuidades, tarifa básica universal, e integração do sistema a outros modais de transportes. Essas foram algumas das reivindicações apresentadas por moradores do bairro durante a audiência pública conjunta das Comissões do Cumpra-se, de Cultura e de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizada na sexta-feira (20), por meio de videoconferência.

“A questão tarifária é um absurdo. São 20 reais para quem pode pagar e que exclui o carioca. A proposta é transformar o bonde em um teleférico do Pão de Açúcar e num trenzinho do Corcovado, que são turísticos. O bonde não é isso, é um meio de transporte dos moradores, em que são bem-vindos todos os visitantes”, disse o presidente da Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa (AMAST). Ele também cobrou o cumprimento da sentença judicial que condenou, em 2009, o Governo do Estado e a Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central/RJ) a restaurar todo o sistema de bondes de Santa Teresa.

“Essa luta não é só de Santa Teresa, é do Rio de Janeiro. Falta segurança, manutenção e o cumprimento das leis”, comentou o presidente da Comissão do Cumpra-se, deputado Carlos Minc (PSB).

Atualmente, segundo o Relatório Final da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) dos Transportes da Alerj, concluído em 2018, o sistema de bondes de Santa Tereza, que funciona das 8h às 15h, tem cinco composições modernizadas: três circulando, uma em manutenção e outra na reserva. Em março deste ano, o Governo do Estado abriu um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para receber estudos sobre a viabilidade de conceder a gestão do sistema à iniciativa privada.

O presidente da Comissão de Transportes, deputado Dionísio Lins (PP), se colocou contra a tentativa de privatização. “A Comissão vai estar atenta contra qualquer tipo de privatizar o bonde de Santa Teresa. Vamos chamar o representante da Central e o secretário de transporte para um ajuste de conduta de cumprimento de sentença judicial. O que não pode é criar um constrangimento para a população”, disse.

“Nós queremos que o bonde de Santa Teresa seja um meio de transporte reconhecido pelos moradores, além de ser um patrimônio cultural tombado pelo seu formato, trajeto e adequação ao modo de vida do bairro. Os encaminhamentos desta audiência serão contra a privatização e ao cumprimento da sentença judicial”, finalizou o presidente da Comissão de Cultura, deputado Eliomar Coelho (PSol).

Também estavam presentes na reunião virtual o deputado Waldeck Carneiro (PT), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), o senador Lindbergh Farias (PT/RJ), e os vereadores Chico Alencar (PSol/Rio), Reimont (PT/Rio) e Tainá de Paula (PT/Rio).

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