RIO

La Fiorentina reabre as portas

O mais tradicional restaurante da boemia, de artistas e intelectuais do Rio de Janeiro, está de volta

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 19/07/2021 às 11:11

Alterado em 19/07/2021 às 15:19

A Fiorentina é conhecida pela excelente gastronomia, pela amabilidade dos garçons. Está há 60 anos no mesmo local Foto: CPDoc JB

Após ser fechada por conta da pandemia, um dos mais icônicos e tradicionais restaurantes da Zona Sul do Rio reabre suas portas no início de agosto.

A La Fiorentina é um verdadeiro point carioca, e se tornou referência na gastronomia e na cultura da cidade. Com público diversificado, é frequentado também por intelectuais, artistas, empresários e turistas. O ambiente é um verdadeiro museu cultural, com pilastras autografadas e paredes com fotografias de artistas nacionais e internacionais que passaram por lá e frequentam o local. Além da excelência no serviço e na comida, é grande parceira e incentivadora da arte e da cultura cariocas, tendo apoiado mais de 500 projetos.

Por iniciativa do produtor cultural Caio Bucker, a Fiorentina voltará a alegrar as noites cariocas, com novidades diversas nesta nova fase.

Veja nossa entrevista com Caio.

QUAIS MOTIVOS TE LEVARAM A TOMAR A DECISÃO DE FICAR À FRENTE DA FIORENTINA?

Caio Bucker: Em primeiro lugar, porque a Fiorentina é uma das principais referências culturais da cidade, e de um tempo pra cá, muitos espaços culturais, restaurantes e casas de shows tradicionais do Rio foram fechando. A Fiorentina não poderia ter este destino, jamais! Em segundo lugar, porque faz parte da minha vida há mais de 10 anos, quando comecei a frequentar e compartilhar momentos com amigos e parceiros de trabalho. Não só pela gastronomia de qualidade, mas também pelos encontros que existem ali, e acaba se tornando um point da cultura carioca. E por fim, temos um enorme contingente de clientes e frequentadores que esperam ansiosamente por seu retorno. Conheço muito bem o público, a equipe e o que precisa de ajuste ou renovação, então aceitei o desafio de assumir essa nova gestão. Em breve!

E O PROCESSO DE TOMBAMENTO, COMO FOI?

A Fiorentina estava num momento muito delicado por conta da pandemia, e como todos sabem, prejudicou muito tudo que envolve público. Me disponibilizei a ajudar, e uma ideia que tivemos foi pedir o tombamento, para garantir o espaço como patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro. Nada mais justo e merecido, né? Fizemos uma petição on-line que teve mais de três mil assinaturas, e ainda um abaixo assinado por diversos artistas, intelectuais e influenciadores, pedindo o tombamento. Prontamente, o prefeito Eduardo Paes enquadrou o restaurante no Cadastro de Negócios Tradicionais e Notáveis do Rio de Janeiro, e na sequência, a vereadora Monica Benicio deu entrada no PL 343/2021 para tombamento do local, que segue em tramitação na Câmara. Isso tudo prova que o La Fiorentina é um templo da gastronomia e da cultura carioca.

E O PROBLEMA DO LEILÃO DO IMÓVEL, NÃO ATRAPALHA A REABERTURA?

Não. São duas coisas distintas. A propriedade do imóvel é uma coisa totalmente separada do negócio La Fiorentina. Existe uma grande briga judicial entre o proprietário em torno do imóvel, contra o Banco Cédula, banco que foi condenado por estelionato em ação já transitada em julgado no STJ. Essa ação ainda terá grande repercussão nacional, quando o Banco Central tomar conhecimento dessa condenação, segundo me disse o proprietário do restaurante. Essa é uma briga que não nos pertence. Claro que existe uma preocupação e quero que tudo se resolva logo, até porque existem veículos da mídia sensacionalista que ficam botando lenha na fogueira sem antes pesquisar e saber o que realmente está rolando. Mas agora o foco é outro, a energia está voltada para este retorno. Vamos reabrir a Fiorentina sem esse problema. Dedicação total para esta nova fase!

E COMO VAI SER ESTA NOVA FASE? ALGUMA NOVIDADE?

Resposta: Uma coisa é certa: a Fiorentina vai continuar sendo um restaurante de excelência e seguirá fazendo seu papel sociocultural, apoiando peças de teatro e shows, realizando pequenos eventos, como saraus de poesia, debates e lançamentos de livros, e fomentando a cultura e o turismo da cidade. O tradicionalismo e a gastronomia se mantêm, óbvio. Mas voltaremos de forma reposicionada e atualizada no mercado, mais por dentro do mundo digital e tecnológico que vivemos, com novidades no cardápio, como os pratos veganos, novas assinaturas na tradicional pilastra do restaurante, e novas ações e parcerias. Importante frisar que, neste momento que ainda vivemos, seguiremos todos os protocolos de saúde para a prevenção da covid-19. Sigam nosso perfil no instagram (@restaurantelafiorentina) e fiquem por dentro, que vem muita coisa boa por aí, com todo o carinho e respeito que a Fiorentina e o público merecem.

Macaque in the trees
As históricas colunas da Fiorentina, com assinaturas de celebridades (Foto: Foto; Acervo JB)