RIO
Com aglomeração, governo do Rio inaugura hospital para tratar pacientes com covid-19
Por Jornal do Brasil
[email protected]
Publicado em 04/04/2021 às 09:24
Alterado em 04/04/2021 às 09:24
Governador em exercício, Cláudio Castro, esteve presente na abertura da unidade Divulgação/Eliane Carvalho
O governo do Rio inaugurou nesse sábado (3), o Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERC), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. São 60 leitos de UTI e 90 de enfermaria, direcionado, neste momento, ao atendimento a pacientes com covid-19.
O hospital foi prometido para março de 2020, no início da pandemia, e teve sua inauguração adiada três vezes.
O hospital funcionará, inicialmente, para o tratamento exclusivo de pacientes com covid-19 e não terá atendimento de emergência.
Com capacidade para atendimentos de média e alta complexidades, a unidade tem três módulos ambulatoriais e um administrativo, permitindo abertura de até 300 leitos. Conta com refeitório, laboratório de análises clínicas, centro de imagem, necrotério, estação de tratamento de esgoto, central de gases medicinais e subestação de energia.
Ao todo, serão cerca de 500 profissionais trabalhando na nova unidade da rede estadual, entre médicos, enfermeiros, maqueiros, administrativos e auxiliares, entre outros.
“Esse hospital é de extrema importância. Agora vai atender covid, mas, no futuro, tratará outras patologias, desafogando o fluxo de pacientes na Baixada Fluminense. Não podíamos abrir um hospital de forma açodada, porque temos compromisso com a transparência e o bem-estar da população”, destacou o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.
Houve muita aglomeração de pessoas na cerimônia de inauguração.