Rio

Ministério Público e Defensoria do RJ pedem desconto na conta de água

Depois de novos relatos sobre alteração do gosto, cor e cheiro da água distribuída pela Cedae em diversos bairros na capital, órgãos entraram na Justiça pedindo desconto de 25% para os consumidores

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Credit...Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O pedido de urgência, ingressado nessa quinta-feira (4), também requer que a companhia elabore, em até três dias, um plano para solução do problema, que teve início no dia 19 de janeiro, e se assemelha ao ocorrido no verão passado, quando o Rio de Janeiro viveu uma das mais graves crises hídricas já registradas no estado.

No centro da questão, uma substância que acabou entrando para o vocabulário dos consumidores: a geosmina, um composto orgânico que em contato com a água ativa o cheiro e gosto de terra.

E em meio à pandemia do novo coronavírus, há também reclamações de interrupção e falhas no abastecimento em bairros das zonas Norte e Oeste cariocas e em municípios da Baixada Fluminense. A situação fez com que o MP e a Defensoria também pedissem, na mesma ação, que a Cedae garanta a qualidade da água e regularize o fornecimento.

A companhia está sendo convocada a apresentar relatórios sobre a falta d'água e desconformidade dos padrões de qualidade, incluindo informações relacionadas às providências adotadas. O texto diz ainda que as informações serão utilizadas para calcular a multa a ser aplicada à Cedae.

Em comunicado à imprensa, a Cedae garantiu, ainda em janeiro, a breve solução do problema, e afirmou que, apesar das alterações, a presença da geosmina não ofereça risco à saúde dos consumidores.

Sobre a nova ação, a companhia informou que ainda não foi notificada, mas que prestará os esclarecimentos dentro do prazo determinado. (com Agência Brasil)



Depois de novos relatos sobre alteração do gosto, cor e cheiro da água distribuída pela Cedae em diversos bairros na capital, órgãos entraram na Justiça pedindo desconto de 25% para os consumidores.
Fachada do edifício-sede da Cedae