RIO

Não há como realizar o carnaval carioca em julho, diz Eduardo Paes

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 21/01/2021 às 22:57

Alterado em 11/02/2021 às 14:58

A escola de samba Beija-Flor se apresenta durante a segunda noite do desfile de carnaval no Sambódromo em 2020 Foto: Reuters

Não será possível celebrar o Carnaval carioca em julho, disse prefeito do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (21), enquanto a segunda onda de infecções por coronavírus no Brasil ganha força no maior país da América Latina.

Eduardo Paes tuitou que estava ciente dos benefícios econômicos e culturais que a mundialmente famosa festa, inicialmente marcada para o mês que vem, traz para a cidade. Mas ele disse que não havia como ser realizado mesmo no meio do ano.

“Não faz sentido para mim pensar neste momento que seremos capazes de realizar o Carnaval em julho”, disse ele em um tópico do Twitter com fotos suas em comemorações anteriores. “Gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021.”

O último atraso nas comemorações deste ano não é uma surpresa. O Brasil está se recuperando de uma segunda onda brutal de uma pandemia que ceifou mais de 200.000 vidas, o segundo maior total do mundo depois dos Estados Unidos.

Enquanto isso, o governo está sob pressão crescente devido ao ritmo lento de implantação da vacina.

Em setembro, as escolas de samba do Rio decidiram adiar as comemorações. A Liesa, Liga Independente das Escolas de Samba, não deu nova data para o desfile, dizendo que dependeria de vacina.

As 13 melhores escolas de samba do Brasil normalmente desfilam no Sambódromo diante de até 90.000 residentes locais, turistas e VIPs celebrando o Carnaval, geralmente em fevereiro.