RIO

Operadoras de celular deverão mandar SMS sobre crianças desaparecidas

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 14/01/2021 às 18:11

Alterado em 14/01/2021 às 18:13

A mensagem deverá conter nome, idade e características físicas do desaparecido, além do local do desaparecimento Foto: Agência Brasil

As operadoras de celular serão obrigadas a enviar a todos seus usuários informações sobre os registros de crianças e adolescentes desaparecidos no estado. As mensagens poderão ser enviadas por aplicativos de mensagens ou notificações. É o que define a Lei 9.182/21, do deputado Alexandre Knoploch (PSL), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (13).

A mensagem deverá conter nome, idade e características físicas do desaparecido, além do local do desaparecimento e todas as informações que as autoridades policiais julgarem necessárias. A mensagem poderá conter fotos do menor, desde que siga os critérios da legislação. Os dados deverão ser encaminhados às operadoras pela Delegacia de Descobertas de Paradeiros (DDPA). O Executivo deverá regulamentar a medida em até 90 dias.

“Esta lei é baseada no 'Alerta Amber', que surgiu nos Estados Unidos desde o desaparecimento e morte da menina Amber. No país, os alertas são feitos através das estações de rádio e estações televisivas. Os alertas também são enviados por e-mail, sinais eletrônicos de trânsito, outdoors eletrônicos e mensagens de texto”, justificou o autor.