ASSINE
search button

UFRJ discute com Corpo de Bombeiros regularizar prédios históricos

Parceria pretende criar projetos de prevenção contra incêndio

Compartilhar

Uma comitiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) discutiu hoje (24) com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Roberto Robadey Jr., a regularização das edificações históricas pertencentes à instituição.

Durante o encontro, o reitor da UFRJ, Roberto Leher, expôs questões relacionadas à segurança contra incêndio e pânico dos imóveis. O coronel propôs um Termo de Cooperação Técnica nos moldes do documento assinado com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) na semana passada.

A finalidade da parceria não é isentar as edificações do Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros previsto na legislação vigente, mas auxiliar na confecção de projetos de segurança e propor atividades de prevenção. O reitor se comprometeu a apresentar um projeto com as necessidades das edificações para ser avaliado pela corporação.

“O Corpo de Bombeiros está à disposição de qualquer representante de edificações tendo em vista a regularização dos imóveis no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico. Com a UFRJ não seria diferente. Fico feliz que o reitor tenha nos procurado. Nosso objetivo é sempre colaborar para que tragédias possam ser evitadas. Precisamos valorizar e disseminar a cultura da prevenção”, disse o coronel Robadey.

O encontro tratou, ainda, da cooperação acadêmica entre as duas instituições. O coronel retomou a discussão sobre a cessão de um espaço da UFRJ, na Ilha do Fundão, para a instalação do Instituto Tecnológico de Defesa Civil, conforme previsto há alguns anos. A questão ficou de ser reavaliada pela universidade em conjunto com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.